Implantação

21 de novembro de 2011 - 12:52

O projeto METROFOR foi concebido para ser implantado em estágios ou fases, de forma modular e evolutiva, acompanhando o crescimento da demanda de passageiros, aproveitando ao máximo o sistema ferroviário existente, possibilitando um baixo custo de implantação e beneficiando também o sistema ferroviário de cargas, racionalizando sua localização em função de acesso a pontos estratégicos da Região Metropolitana de Fortaleza e possibilitando a segregação total em relação ao sistema de passageiros sobre trilhos, tornando-os mais eficientes e seguros, uma vez que, atualmente, os dois sistemas compartilham as mesmas linhas.

Os três primeiros estágios do Projeto têm um custo estimado de 592,2 milhões de dólares, compreendendo a implantação de 43 quilômetros de via duplicada e eletrificada na linha principal com 34 estações e 18 TUE’S, ligando os municípios de Maracanaú, Fortaleza e Caucaia; 7 quilômetros de linha singela para reativação do Ramal de Maranguape que se integrará ao sistema principal utilizando-se de tração diesel; 33 quilômetros de linha de carga singela e a implantação de um pátio de cargas para o sistema RFFSA.

 A implantação do Projeto Metrofor, indicado no mapa acima, compreende: o 1º estágio (linha vermelha e linha azul tracejada); o 2º estágio (linha verde) e o 3º estágio (linhas vermelha, verde e azul claro).