Método de Construção
21 de novembro de 2011 - 12:51
As obras de construção do túnel por onde passarão os trens do Metrofor começa com a remoção das interferências (1) – tubulações de água e gás, galerias de drenagem, esgoto, postes, árvores, entre outras.
Em paralelo à remoção, são executadas as paredes-guias (2) – cuja finalidade é garantir a verticalidade e o alinhamento da parede diafragma. Em seguida, é feita a escavação das valas para o lançamento das placas pré-moldadas (3).
Após a execução das paredes, feitas com módulos pré-moldados, o solo é escavado até a profundidade prevista para receber a laje de teto do túnel. Em seguida, é feita a concretagem “in sito” da referida laje (4).
A quinta etapa do método corresponde ao reaterro, pavimentação e reurbanização da área (5). Uma vez reurbanizado o trecho e liberado o tráfego, é realizada a etapa de escavação invertida (6). Ao final da escavação do túnel, a laje de fundo é concretada (7). O túnel está pronto e a última fase é a de execução das passarelas de emergência e da via permanente (8).