Histórico da Integração

28 de novembro de 2011 - 16:22

RMF – Região Metropolitana de Fortaleza

Com o inicio da operação das linhas sul e oeste do METROFOR necessário se faz que o Sistema de Transportes da Região Metropolitana de Fortaleza – RMF, se integre em todas as suas dimensões, ou seja, nos seus aspectos físico, operacional, lógico, tarifário e institucional, visando estabelecer o Sistema Integrado de Mobilidade da RMF.

A indagação por que integrar os diversos tipos de transportes, é respondida pela maior e melhor eficiência do conjunto, bem maior do que se alcança com cada tipo de transporte operando isoladamente.No sistema de transportes sempre há um modal que tem maior capacidade que os outros, assim, os demais deverão se integrar.

Na RMF, o principal meio de transporte será o METROFOR. Os demais se integrarão para garantir o máximo desempenho, ou seja, transportar o maior número de pessoas com a maior qualidade possível.Nesse contexto, o METROFOR será o agente estruturador do espaço metropolitano, ao mesmo tempo em que proporcionará um serviço metroviário moderno, confiável, eficiente e seguro, integrado ao sistema de transporte de passageiros da Região Metropolitana de Fortaleza, que é a sua missão. E integrar os transportes é um grande desafio, o METROFOR deu o pontapé inicial para a composição de um grupo de trabalho para acompanhar e discutir o assunto.Surgiu então, em fevereiro de 2000, o Grupo de Integração dos Transportes da RMF.

O processo de planejamento dos transportes é desenvolvido de forma participativa, com envolvimento de todos os segmentos que interagem com os transportes no Estado. O Grupo é formado pelas seguintes instituições: Prefeituras dos Municípios que compõem a RMF; Órgãos do Governo do Estado do Ceará (METROFOR, ARCE, DERT e DETRAN); Órgãos da Prefeitura de Fortaleza (SEINF, ETTUSA e AMC); UFC; PLANEFOR e SINDIÔNIBUS.
O Grupo desenvolveu as seguintes atividades: Plano de Trabalho; Minuta do Convênio de Cooperação Técnica, Termo de Referência e Minuta de Edital dos Estudos de Integração.

Foram realizadas pelo Grupo de Trabalho de Integração trinta e sete reuniões até junho de 2002, sob a coordenação do METROFOR, coordenação esta, escolhida por unanimidade pelos integrantes do Grupo.

O Governo do Estado do Ceará realizou a Concorrência Pública Internacional  nº 44/2001, a qual objetivava proceder a Seleção de Firmas de Consultoria Para Prestação de Serviços Técnicos Especializados de Engenharia Consultiva Para Elaboração dos Estudos de Integração dos Transportes de Passageiros na Região Metropolitana de Fortaleza.

Os Estudos de Integração são compostos de três etapas:

1ª etapa: Diagnóstico do sistema de transporte público de passageiros, do sistema viário e do sistema de circulação da RMF e levantamento de experiências nacionais e internacionais de integração dos sistemas de transportes;
 2ª etapa: Soluções alternativas de modelos de gestão integrada de transporte público intermodal de passageiros;
 3ª etapa: Detalhamento do modelo do sistema integrado de transporte com modelagem lógica, físico-operacional, tarifária e a estruturação de gestão do sistema.

Estão previstos os seguintes produtos:

Organização e Plano de Trabalho (já elaborado);
 Diagnóstico e Estado da Arte de Sistemas de Integração de Transporte;
 Alternativas de Gestão Integrada;
 Avaliação e Seleção de Alternativa.

adobe.gif  RMF