Viagens até Caucaia estão sendo feitas em VLTs

15 de março de 2012 - 08:06

 Doze das 46 viagens diárias do metrô de Fortaleza na linha Oeste estão sendo feitas em Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). Os novos carros são mais espaçosos, econômicos e rápidos do que os tradicionais trens

      Os passageiros da linha Oeste do metrô de Fortaleza estão sendo transportados por Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). A experiência está sendo feita desde o início do mês com dois veículos, que fazem 12 das 46 viagens diárias até Caucaia. Esses carros são do mesmo modelo que serão utilizados na linha Parangaba-Mucuripe e em Sobral. Os VLTs já estão em funcionamento há dois anos no Cariri, ligando Juazeiro do Norte ao Crato.

 
Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) (à esquerda) estão substituindo trem puxados a locomotivas na linha Oeste do metrô de Fortaleza

     Por serem do tipo VLT, os carros oferecem mais conforto aos usuários. “O VLT também é um veículo a diesel. A diferença é na modernidade do VLT, com mais conforto, mais suavidade, mais rapidez, mais silencioso e menos poluente”, afirma Antônio Chalita, gerente de controle e tráfego da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). O VLT também pode operar com biodiesel, diminuindo o impacto ambiental.
     Uma composição de quatro carros do VLTs transporta 766 passageiros. O número é inferior ao transportado pelos carros de passageiros tradicionais, tipo “pidner”, que levam 800 pessoas. Essa diferença é para oferecer mais conforto aos passageiros. Uma das vantagens do VLT é o livre acesso dos passageiros entre os carros durante as viagens, o que não é permitido nos modelos tradicionais puxados por locomotiva. Neste caso, cada carro é isolado dos demais.
     Apesar de possuir taxa de aceleração mais alta do que os modelos de locomotiva, o Metrofor está limitando a velocidade a 60 km/h, por questão de segurança. A operação de testes foi iniciada com uma composição e alcançou grande receptividade dos usuários. “Quando colocamos um equipamento em operação, devemos iniciar gradativamente para que o equipamento possa ser testado em operação real e para que os maquinistas também se adaptem ao novo equipamento”, afirma Chalita. Todos os operadores precisam passar por capacitação antes do início da operação em VLT.

Veja os horários das viagens com VLT na linha Oeste
Partidas de João Felipe para Caucaia: 10h05, 10h50, 11h35, 12h20. 13H05 e 13h50.
Partidas de Caucaia para João Felipe: 10h50, 11h35, 12h20, 13h05, 13h50 e 14h35.

Linha Oeste
     A linha Oeste do metrô de Fortaleza liga o centro da Capital ao centro de Caucaia. A linha de 19,5 quilômetros de extensão possui nove estações em funcionamento. Em 2010, tanto as estações quantos os trens foram reformados: quatro locomotivas foram modernizadas e 31 carros de passageiros receberam nova fuselagem e sistema de climatização.

     A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) investiu cerca de R$ 125 milhões nessa melhoria. Com isso, mais passageiros estão utilizando a linha. Em 2011, os trens da linha Oeste transportaram mais de 3,46 milhões de passageiros.

     Hoje, os passageiros podem embarcar ou desembarcar em nove estações ao longo do trecho: João Felipe, Álvaro Weyne, Padre Andrade, Antônio Bezerra, São Miguel, Parque Albano, Conjunto Ceará, Jurema, Araturi e Caucaia.

15.03.12
Márcio Teles
Assessoria de imprensa
Metrofor
Tel: 85 3101-7115
www.metrofor.ce.gov.br
@metrofor