Metrofor finaliza obras em Maracanaú em abril
22 de março de 2012 - 08:47
O Metrofor está construindo a 11ª passagem para os moradores de Maracanaú. A distância entre elas varia de 261 metros (em área urbana) a 1.367 metros (em área industrial)
A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) finaliza, em abril, as obras civis da linha Sul no município de Maracanaú. A última obra a ser executada é a passagem inferior para pedestres na rua Ouro Branco. Com essa passagem, os pedestres passam a ter onze opções de travessia ao longo do município. Para carros, ficam sete opções. A distância entre elas varia de 261 metros (em área urbana) a 1.367 metros (em área industrial). |
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A distância entre as passagens sobre a linha Sul em Maracanaú varia de 261 metros (em área urbana) e 1.367 metros (em área industrial) |
A finalização das obras civis na região, em abril, irá permitir o metrô de Fortaleza fazer o trecho de Maracanaú a Parangaba a partir de 15 de junho. A operação assistida, com a participação de passageiros, serve para testar o metrô e sincronizar todos os equipamentos. “O metrô vai sair de Maracanaú e irá parar na estação Parangaba. Esses testes servirão para fazer quaisquer ajustes necessários”, afirma Rômulo Fortes, presidente do Metrofor.
A partir de 15 de outubro deste ano será iniciada a segunda fase de testes com passageiros. Nesta fase, as composições passarão por todas as 18 estações da linha Sul do metrô.
Distância entre os acessos para moradores na linha Sul, em Maracanaú.
Viaduto ferroviário Waldemar de Lima —284m—Estação Jereissati—261m—Viaduto rodoviário Av. Antônio Justa—420m—Passagem da rua 13 de Maio—403m—Estação Maracanaú—441m—Viaduto Rodoviário Rua Oriente—436m—Passagem inferior rua Ouro Branco (em obras)—351m—Viaduto ferroviário rua do Contorno DIF—1.367m—Estação Rachel de Queiroz—782m—Viaduto Rodoviário av. do Contorno—707m—Viaduto do Anel Viário.
Linha Sul
A linha Sul, que está sendo concluída pelo Metrofor, irá ligar Fortaleza a Pacatuba. São 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado.
Esta linha irá receber um total de 20 trens que formarão dez composições de 80 metros, cada. Estão sendo finalizadas 18 novas estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central – Chico da Silva (antiga João Felipe).
Além dessas 18 estações, o Governo do Estado conseguiu a inclusão de mais duas estações no cronograma de obras: Juscelino Kubitschek e Padre Cícero. As duas estações já estavam previstas desde a concepção original da Linha Sul, mas com o Plano de Mobilidade Urbana gerado pela Copa do Mundo da Fifa em 2014, suas implantações foram antecipadas. Com isso, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que liga Pacatuba ao Centro de Fortaleza, terá ao todo 20 estações.
A obra está recebendo um investimento total de R$ 1,705 bilhão. Em 2013, serão feitos os ajustes finais para início da operação comercial. A expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração plena com os terminais de ônibus.
A implantação do metrô de Fortaleza é considerada a maior obra estruturante da capital. A expectativa é que o metrô solucione um dos grandes problemas da cidade, que é o ordenamento de seu trânsito. A necessidade de se aumentar a oferta de transporte público de qualidade em substituição aos carros de passeio tem sido um dos objetivos de governos para desafogar as vias e melhorar a mobilidade urbana.
22.03.12
Márcio Teles
Assessoria de imprensa
Metrofor
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