Quatro consórcios apresentam propostas para gerenciar obras do VLT

24 de maio de 2012 - 08:50

A linha será operada com Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) e fará a conexão ferroviária de 12,7 quilômetros entre a Estação Parangaba e o Porto do Mucuripe. Serão 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado.

Quatro consórcios apresentaram nesta quarta-feira (23) suas propostas comerciais e de habilitação para a oferta dos serviços especializados de gerenciamento, supervisão, fiscalização e apoio técnico às obras civis de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do ramal Parangaba-Mucuripe.

A linha Parangaba-Mucuripe deve transportar cerca de 100 mil pessoas por dia

A apresentação aconteceu às 9h30 na Comissão Central de Concorrências. Participaram os consórcios: Concremat/Setec (Concremat Engenharia e Tecnologia S.A e Setec Hidrobrasileira Obras e Projetos Limitada), Gerenciador VLT Engevix/Enprol (Engevix Engenharia S.A e Enprol Engenharia e Projetos Limitada), KL/Ebei/MK (KL Serviços e Engenharia S.A, Empresa Brasileira de Infraestrutura Limitada e MK Engenharia e Arquitetura Limitada) e Projetec/Comol/ATP (Projetec Projetos Ténicos Limitada, Comol Construções e Consultoria Moreira Lima Limitada e ATP Engenharia Limitada).

A documentação será enviada agora à Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) para análise de Habilitação, quando será observado o cumprimento de diversos quesitos como regularidade fiscal e trabalhista. As empresas consideradas habilitadas serão convocadas, em data a ser definida, para apresentem suas propostas comerciais. O valor de referência, que é o valor máximo da licitação, é de R$ 7.012.240,34. O consórcio vencedor fará o acompanhamento dos projetos e obras de infraestrutura, superestrutura e civis além da adequação do Ramal de Carga Parangaba-Mucuripe durante a fase pré-operacional fornecendo, também, apoio técnico e acompanhamento até o início da operação do veículo.

O Ramal Parangaba – Mucuripe será uma das grandes obras de mobilidade urbana em Fortaleza para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O Ramal será operado com VLTs (Veículos Leves Sobre Trilhos) e fará a conexão ferroviária de 12,7 quilômetros entre a Estação Parangaba e o Porto do Mucuripe. Serão 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado.

A obra promoverá a remodelação do ramal ferroviário Parangaba-Mucuripe, atualmente utilizado para transporte de carga, de forma a utilizá-lo para o transporte de passageiros. Seu trajeto envolverá 22 bairros da Capital. A obra deverá ser concluída até o início do segundo semestre de 2013 (inclusive final dos testes). Quando concluído, deverá ser utilizado por 100 mil passageiros por dia.

Seis VLTs, movidos a óleo Diesel, farão a condução dos passageiros. Os veículos possuem ar-condicionado, sendo mais confortáveis que os antigos trens. Serão oito estações, sendo que as da Parangaba e do Papicu possuem projeto diferenciado, devido à integração com os terminais de ônibus. As demais estações serão localizadas no Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira e Mucuripe.

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Marcos Cavalcante