Linha Sul recebe mais tr?s estações e amplia trajeto até o Benfica

1 de outubro de 2012 - 08:00

 

01/10/2012

Moradores de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba, municípios da região metropolitana e que juntos somam mais de 3 milhões de habitantes, receberam nesta sexta-feira (28) o segundo trecho da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que conta agora com 20 km de extensão, de um total de 24,1 km. O Governador Cid Gomes, acompanhado do secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, do diretor-presidente do Metrofor, Rômulo Fortes e diretores, entregou nesta manhã mais três estações: Couto Fernandes, Porangabussu e Benfica.

“O Governo atual conseguiu concluir mais de dois terços da obra, que esteve muito tempo paralisada e, em breve, estaremos entregando todo o trecho”, destacou o titular da Seinfra” acerca dos esforços no sentido de implementar mais uma importante obra de mobilidade urbana para a cidade e seu entorno. Adail Fontenele destacou ainda a grande capilaridade dessa linha que atende vários bairros de Fortaleza e ressaltou ainda outros equipamentos que modernização ainda mais o sistema metroferroviário da capital, com o Ramal Parangaba-Mucuripe, em execução, e a Linha Leste – cujo projeto já está encaminhado com a aquisição da máquinas tuneladores – ligando o centro de Fortaleza ao bairro de Edson Queiroz.

Com a inauguração desse trecho, os Trens Unidades Elétricas (TUEs) irão iniciar a operação assistida, que consiste em teste operacionais com passageiros até meados do primeiro trimestre de 2013 transportando gratuitamente, passageiros entre as estações Carlito Benevides, em Pacatuba, e Benfica, em Fortaleza. São 15 estações ao longo do trecho distribuídas em três municípios.

A solenidade de inaguração do novo trecho teve início na Estação de Parangaba, onde o Governador e convidados embarcaram rumo à estação de Couto Fernandes. Após o descerramernto da placa inaugural, seguiu para a nova estação de Porangabussu onde foi recebido pela população. O evento foi encerrado com a entrega da estação Benfica, a primeira subterrânea do Norte/Nordeste, localizada na Avenida Carapinima.

Falando à multidão que se aglomeou no local para visitar e ustilizar a nova estação do metrô, o Governador lembrou que a estação significa mais um passo do seu Governo no sentido de dar à população melhores condições de trabalho, compras e lazer tendo em vista que a Linha Sul integrar municípios vizinhos e bairros muito populosos, há muito tempo carentes de melhores condições de mobilidade urbana.

Com a inauguração, a linha chega aos 20 km, os quais serão percorridos em 33 minutos. A operação assistida será realizada, de segunda a sexta, no intervalo de 8 as 12 horas. A cada 20 minutos haverá uma viagem de teste e será possível transportar entre 445 e 890 pessoas por vez, dependendo da composição que estiver sendo usada (variando de três a seis carros, respectivamente).

O Metrofor já recebeu dez trens de um total de 25 que o Governo do Estado adquiriu para atender cerca de 350 mil pessoas por dia. Os trens possuem 40 metros de comprimento, divididos em três carros de passageiros, os quais juntos chegam a capacidade de 445 passageiros, sendo 48 sentados. Os trens podem ser conectados para ficarem com seis carros, dobrando a capacidade de transporte. Os veículos são fabricados em alumínio. A velocidade máxima operacional do trem será de 80 quilômetros por hora. Os trens foram adquiridos da empresa italiana AnsaldoBreda S.p.A.

As novas estações da Linha Sul

Benfica

A Estação Benfica é subterrânea e fica localizada na Av. Carapinima nº 2087, cujo acesso é pela calçada do Shopping Benfica. Tem 4.721,27 m² de área construída, com capacidade para receber 18.000 passageiros por hora. Possui três escadas convencionais, quatro escadas rolantes e dois elevadores para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Funciona com três guichês de bilheteria.

Porangabussu

Fica Rua Professor Costa Mendes s/n, entre a Av. José Bastos a Rua Machado de Assis, é de superfície e tem 1.312,90 m² de área construída , com capacidade para receber 7.200 passageiros por hora. A estação possui duas escadas convencionais e um elevador para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Possui dois guichês de bilheteria.

Couto Fernandes

Localizada na Av. José Bastos, nº 4601, é de superfície e tem 1.424,46 m² de área construída, com capacidade para receber 7.000 passageiros por hora. A estação possui duas escadas convencionais, uma rampa de acesso e dois elevadores para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção. Tem dois guichês de bilheteria.

 

Assessoria de Comunicação – Seinfra
Luiz Gudes