Estação São benedito é inaugurada no Centro de Fortaleza

24 de outubro de 2012 - 08:00

 

24/10/2012

 

Hoje (24), pela manhã, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza foi contemplada com a inauguração da Estação São Benedito, a primeira no Centro da Capital e segunda subterrânea da via. O evento contou com a presença do presidente da companhia, Rômulo Fortes; do secretário de infraestrutura, Adail Fontenele; e do governador do Estado, em exercício, Domingos Filho; além do secretário da pesca, Ricardo Campos e o secretário de planejamento, Eduardo Diogo.

 

A comitiva com as autoridades e população em geral partiu da Estação Benfica, chegando a São Benedito em menos de um minuto de viagem. Durante a solenidade de inauguração Rômulo Fortes ressaltou que o equipamento que está sendo implantado em Fortaleza em nada deixa a desejar em relação aos países de primeiro mundo. Para o presidente a realização do projeto se deve em grande parte pelo apoio do Governador do Estado, Cid Gomes. “O governador acompanhou de perto as obras, não foi só do gabinete”, ressaltou.

 

O secretário Adail descreveu o equipamento como sendo um transporte de qualidade e que favorece a mobilidade urbana em Fortaleza, de forma confortável e rápida. Ele também destacou que o atual Governo assumiu uma obra iniciada em 1999, que havia sido paralisada e tinha seu percurso  limitado até ao bairro do Porangabussu. Fontenele ressaltou que a equipe do Governo passou a trabalhar focada no objetivo de entregar à população uma nova e melhor opção de meio de transporte de massa. “Assim conseguimos liberar os recursos para darmos prosseguimento ao metrô, que agora pode conduzir a população com todo o conforto e segurança que merece”, disse ainda o secretário. O secretário ainda ratificou aos presentes que os horários da Linha Sul serão estendidos de hoje até o dia 27 (sábado), passando de 8 as 14 horas, e no domingo até às 18 horas.

 

A solenidade foi encerrada com a palavra do Governador Domingos Filho, que expôs a grandiosidade do equipamento e como ele facilitará o deslocamento das pessoas que atualmente dependem apenas de ônibus. Segundo Filho, o futuramente, quando o metrô estiver em operação comercial, o tempo de viagem de Pacatuba até o Centro de Fortaleza poderá se chegar a 28 minutos. Por fim, ressaltou outros projetos do Metrô de Fortaleza e Secretaria de Infraestrutura do Estado, que ao todo gerarão 37 km de metro em toda cidade.

 

Para que Linha Sul seja completamente implantada e começar a operação assistida de todo o trajeto, falta apenas a conclusão das estações seguintes a São Benedito: José de Alencar e Chico da Silva. As estações Juscelino Kubitschek e Padre Cícero, incluídas nas obras da Copa do Mundo FIFA 2014, serão finalizadas posteriormente, sem que isso impeça que o metrô faça todo o percurso entre a estação Chico da Silva (Fortaleza) e Carlito Benevides (Pacatuba).

 

Serviço:

Estação São Benedito da Linha Sul – Metrô de Fortaleza

Local: Avenida Tristão Gonçalves (próximo ao número 1700), esquina com Rua Clarindo de Queiroz.

Horário de funcionamento: de 8 as 12 horas, excetuando-se o período de 24 a 27 de outubro, quando funcionará até às 14 horas; e domingo quando a operação assistida será estendida até às 18 horas.

 

Assessoria de Imprensa
Luanna Patrícia

twitter: @metrofor
facebook: metrodefortaleza