Obras das estações da Linha Sul avançam rumo à Copa

28 de janeiro de 2013 - 08:00

 

28/01/2013

A exatamente 500 dias para a Copa do Mundo no Brasil, se intensificam os trabalhos, em todo país, para conclusão das obras de mobilidade urbana com foco no campeonato. Na Linha Sul do Metrô de Fortaleza duas estações foram incluídas pelo Governo do Estado para atender a demanda de passageiros em 2014: a Padre Cícero e a Juscelino Kubitscheck (JK). Ambas possuem investimento do Programa de Aceleração do Crescimento PAC 2, do Governo Federal.

Atualmente, as obras civis realizadas pelo consórcio Petra-Convap nas duas estações somam quase 20% de avanço físico, ainda sendo previstas futuramente ligações de água, instalações elétricas, acabamentos etc. A estação JK, um pouco mais avançada, se encontra em fase de arranque e concretagem das paredes do subsolo, onde também está sendo executada a estrutura básica das escadas rolantes e do reservatório inferior. Já na Padre Cícero está sendo executada a estrutura de concreto armado para plataforma de embarque e desembarque, além de estarem sendo montados os alicerces das paredes. A previsão é que a obra fique pronta até o início do ano que vem.

Além de atender a demanda do mundial de futebol, a construção das estações também pressupõe melhorar a vida de cidadãos que se deslocam diariamente nas proximidades dos bairros de Parangaba, Rodolfo Teófilo, Porangabussu, dentre outros atravessados pela Linha Sul. A localização de ambas foi definida seguindo a orientação de um estudo de mobilidade urbana, elaborado pela Associação Técnico-Científica Eng.° Paulo de Frontin – ASTEF, sobre interação de transportes.

Apesar dessas estações ainda estarem em construção, a Linha Sul do metrô, que vai de Fortaleza ao município de Pacatuba, encontra-se em operação assistida (fase de testes) desde 15 de junho de 2012, de 8 as 12 horas, somente em dias úteis.

 

Estações incluídas nas obras da Copa
– Juscelino Kubitscheck: está localizada próximo ao bar Avião, no início da Avenida João Pessoa, entre as estações Parangaba e Couto Fernandes.
– Padre Cícero: está localizada próximo ao Hemoce, na Avenida José Bastos, entre as estações Porangabussu e Benfica.

Mídias Sociais
É possível acompanhar o status das obras através de fotos publicadas no perfil do Metrô de Fortaleza no twitter e página no facebook. Clique nos links abaixo e acesse:

twitter: @metrofor
facebook: MetrodeFortaleza

 


Assessoria de Imprensa
Luanna Patrícia
twitter: @metrofor