Lixo nos trilhos é tema de reunião

25 de fevereiro de 2013 - 04:00

25/02/2013

No último dia 22, pela manhã, o Metrô de Fortaleza, através de sua Gerência de Sistemas Fixos e Via Permanente, esteve em reunião na Regional III da Prefeitura de Fortaleza (PMF) para discutir a problemática do lixo depositado constantemente pela população nas margens dos trilhos da Linha Oeste. Na ocasião, estiveram presentes o gerente de sistemas fixos, Paulo Cunha (pelo Metrô), e por parte da Regional, o secretário executivo, Roberto Reis, o coordenador de edemias, Sidrônio Ferreira, o chefe de distrito, José Régis e o responsável pela limpeza urbana, Giovane Albuquerque.

Durante o encontro, também foi abordado o costume de alguns moradores que, mesmo interligados ao sistema de esgoto, destinam parte da água servida (utilizada pelas casas) para a calha que passa ao lado do trilho. Segundo Ferreira, tal ação contribui para a proliferação do mosquito da dengue, uma vez que o líquido fica parado, junto ao lixo acumulado. De acordo com Paulo Cunha, a calha serviria apenas para passagem de água proveniente das chuvas, mas tem sido utilizada indevidamente pela população. Para Régis, é preciso agir no sentido de fiscalizar e notificar os envolvidos.

Ao final da reunião, foram definidos outros dois momentos, um deles em campo, para averiguar a atual situação da Linha Oeste no que diz respeito ao lixo depositado, doenças e perigo para os trens. Além disso, também será criada uma programação, de 4 a 8 de março, com atividades que possam auxiliar na conscientização das pessoas e minimizar os impactos na saúde, meio ambiente e segurança nos trilhos. Nesta semana, o Metrô de Fortaleza, juntamente com a Regional III, também inicia a retirada de entulhos e serviço de capina no intervalo que passa pelos bairros Quintino Cunha, Antônio Bezerra, Padre Cícero e Presidente Kennedy.

Luanna Patrícia
twitter: @metrofor