Linha Leste: Licitação já tem data marcada

11 de abril de 2013 - 11:29

Qui, 11 de Abril de 2013 10:21

A licitação do projeto da Linha Leste do Metrô de Fortaleza já tem  data definida: 21 de maio, na Procuradoria Geral do Estado-PGE. A obra  está orçada em cerca de R$ 3,5 bilhões de reais e deve começar no  segundo semestre desse ano (2013). “Marcada para o dia 21 de maio a  licitação da maior obra que o Estado do Ceará vai promover.  Dificilmente acontecerá uma desse porte nos tempos próximos. A grande  condição é que a construtora que vencer a licitação comece a trabalhar  de imediato”, declarou o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele.

A Linha Leste prevê a construção das estações: Estação da Sé, Luiza  Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF,  Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. Além dessas,  haverá integração com as linhas Oeste e Sul na estação central Chico  da Silva, totalizando doze estações. Serão 12,4 km de extensão.

O equipamento será  operado com trens elétricos que transportarão cerca de  400 mil pessoas diariamente. O projeto se integrará ainda às linhas  Sul, já em fase de conclusão, à Oeste, remodelada, ao ramal  Parangaba-Mucuripe, também em obras, e aos terminais de ônibus. A  linha subterrânea seguirá em boa parte o trajeto da avenida Santos  Dumont.

A Linha Leste, fará parte do Programa “Mobilidade Grandes Cidades”, do  Governo Federal. O secretário  Adail Fontenele destaca que estão  garantidos R$ 2 bilhões em recursos federais para o projeto, sendo R$  1 bilhão do Orçamento Geral da União e R$ 1 bilhão financiados pela  Caixa Econômica Federal. A contra partida do Governo do Estado do  Ceará é de pouco mais de R$ 1 bilhão (1,034). Os recursos estaduais  serão usados para a Parceria Pública Privada, que vai contemplar todo  o material rodante e sistemas e a operação dos 4 sistemas metroviários  de Fortaleza. Esses recursos estaduais também serão usados para  projetos, administração de obra, desapropriações e remoção de  interferências.

Máquinas tuneladoras

O Governo do Estado, através da Seinfra, adquiriu quatro máquinas  tuneladoras destinadas à construção dos túneis da Linha Leste do Metrô  de Fortaleza. Os equipamentos estão sendo fabricados pela empresa  norte-americana The Robbins Company, vencedora da licitação ocorrida  em maio de 2012, ao preço de R$ 128.224.258,52. A expectativa é que as  primeiras duas tuneladoras cheguem ao porto do Pecém em julho.

Saiba mais

-O valor apresentado pela Robbins é R$ 20 milhões menor que o valor  apresentado pela segunda colocada, a alemã Herrenknecht  Aktiengesellschaft, que ofereceu o preço de R$ 147.999.999.

-O pregão presencial aconteceu no dia 11 de maio deste ano, na  Comissão Central de Concorrência (CCC). Os recursos para a aquisição  das tuneladoras são oriundos do Tesouro do Estado.

-Cada máquina terá seis metros e noventa e cinco centímetros de diâmetro.

-O impacto das obras de escavação com este equipamento é praticamente  nulo, uma vez que o túnel terá entre 15 e 30 metros de profundidade.

-Cada máquina abre 16 metros de túnel por dia, parando somente um dia  na semana para manutenção.

Marco da Escóssia
Assessor de Comunicação da Seinfra