420 toneladas de lixo retiradas na Linha Oeste

19 de abril de 2013 - 08:00

19/04/2013

No último balanço de limpeza da Linha Oeste (Fortaleza-Caucaia), realizado pela Gerência de Sistemas Fixos e Via Permanente do Metrô de Fortaleza, constatou-se o recolhimento de 420 toneladas de resíduos sólidos. O trecho limpo se refere ao percurso que vai da estação Antônio Bezerra até a passagem de nível (PN) localizada na Avenida Francisco Sá. A ação contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

De acordo com a gerência, o trabalho foi dividido em dois momentos. O primeiro deles aconteceu de 6 a 22 de março, entre a estação Antônio Bezerra e a PN próxima a empresa Cemec, na Av. Tenente Lisboa, bairro Álvaro Weyne. Nessa ação foram retiradas 170 toneladas. No segundo momento, ocorrido de 4 a 15 de abril, o trecho percorrido começou do último ponto citado até a PN da Francisco Sá, recolhendo 250 toneladas de lixo.

A limpeza da Linha Oeste é necessária para que os resíduos depositados pela população não invadam a via férrea, ocasionando até mesmo o descarrilamento dos trens e veículos leves sob trilhos (VLT). Periodicamente, o Metrô de Fortaleza promove essa limpeza, que teria proporções menores caso houvesse a correta destinação do lixo pelos moradores que margeiam o percurso dos trilhos. A solução é paliativa, visto que o mais adequado seria que os cidadãos depositassem seus resíduos em locais, dias e horários orientados pela prefeitura.

Luanna Patrícia
twitter: @metrofor