Linha Leste: Estação Nunes Valente ganhará área verde
14 de maio de 2013 - 08:00
14/05/2013
O Governo do Estado, a Secretaria da Infraestrutura e o Metrofor conheceram nesta segunda-feira (13) a proposta dos três proprietários do terreno onde será instalada a estação Nunes Valente, da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. A área fica na confluência de três importantes vias da capital: Avenida Santos Dumont e ruas Tibúrcio Cavalcante e Nunes Valente. A estação será subterrânea e na área remanescente será levantado um edifício garagem/comercial. “Isso significa que o Estado vai poder usar a área sem a necessidade de gastar com desapropriação”, observou o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele. Essa é uma experiência inédita no Brasil, mas uma solução tecnológica muito usual em países como Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e Dinamarca.
O projeto vai obedecer o Plano Diretor de Fortaleza e beneficiará a população com uma extensa área verde, hoje inexistente naquela região. O próximo passo é aprimorar a concepção e esperar o resultado da empresa vencedora da licitação do próximo dia 21 de maio, já que ela será responsável pelo projeto executivo do empreendimento. De acordo com Adail Fontenele, “a ideia é viável e pode servir de exemplos para outras estações da Linha Leste do Metrô de Fortaleza.”
Qualidade e segurança no transporte público de Fortaleza
A obra da Linha Leste do Metrô de Fortaleza está orçada em cerca de R$ 3,5 bilhões de reais e deve começar no segundo semestre desse ano (2013). “Marcada para o dia 21 de maio a licitação da maior obra que o Estado do Ceará vai promover. Dificilmente acontecerá uma desse porte nos tempos próximos. A grande condição é que a construtora que vencer a licitação comece a trabalhar de imediato”, declarou o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele.
A Linha Leste prevê a construção das estações: Estação da Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. Além dessas, haverá integração com as linhas Oeste e Sul na estação central Chico da Silva, totalizando 12 estações. Serão 12,4 km de extensão.
A linha será operada com trens elétricos que transportarão cerca de 400 mil pessoas diariamente. O projeto se integrará ainda às linhas Sul, já em fase de conclusão, à Oeste, remodelada, ao ramal Parangaba-Mucuripe, também em obras, e aos terminais de ônibus. A linha subterrânea seguirá em boa parte o trajeto da avenida Santos Dumont.
A Linha Leste, fará parte do Programa “Mobilidade Grandes Cidades”, do Governo Federal. O secretário Adail Fontenele destaca que estão garantidos R$ 2 bilhões em recursos federais para o projeto, sendo R$ 1 bilhão do Orçamento Geral da União e R$ 1 bilhão financiados pela Caixa Econômica Federal. A contra partida do Governo do Estado do Ceará é de pouco mais de R$ 1 bilhão (1,034). Os recursos estaduais serão usados para a Parceria Pública Privada, que vai contemplar todo o material rodante e sistemas e a operação dos 4 sistemas metroviários de Fortaleza. Esses recursos estaduais também serão usados para projetos, administração de obra, desapropriações e remoção de interferências.
Máquinas tuneladoras
O Governo do Estado, por meio da Seinfra, adquiriu quatro máquinas tuneladoras destinadas à construção dos túneis da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. Os equipamentos estão sendo fabricados pela empresa norte-americana The Robbins Company, vencedora da licitação ocorrida em maio de 2012, ao preço de R$ 128.224.258,52. A expectativa é que as primeiras duas tuneladoras cheguem ao porto do Pecém em julho. Cada equipamento leva dois meses para montagem nas duas frentes de serviços a serem abertas.
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