Mineiros conhecem metrô de Fortaleza

2 de outubro de 2013 - 10:00

Representantes do estado de Minas Gerais e da capital mineira, Belo Horizonte, conheceram hoje, 2 de outubro, o sistema de transporte ferroviário que está sendo implantado em Fortaleza. O grupo foi acompanhando pelo titular da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Adail Fontenele, pelo presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes, além de técnicos.

Um dos visitantes, o secretário da coordenadoria de investimentos de Minas Gerais, Fuod Noman, explica que um dos objetivos da comitiva foi o de conhecer o processo de aquisição das máquinas tuneladoras pelo Governo do Estado. “O Ceará avançou muito nessa parte e queremos saber como foi esse processo para ganharmos tempo”,destaca Noman, explicando que pretenderá implantar mais uma linha de metrô em Belo Horizonte. O financiamento de aquisição e a manutenção dos equipamentos foram algumas das questões demandadas.

Além de conhecer as duas tuneladoras adquiridas pelo Estado na construção da linha leste, a comitiva de Minas Gerais percorreu os 24,1 quilômetros da Linha Sul, que parte da estação Carlito Benevides, em Pacatuba, à recém-inaugurada estação Chico da Silva, no Centro da Capital. O presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, fez uma explanação de como se dará a integração entre as quatro linhas ferroviárias previstas para Fortaleza e sua região metropolitana. Uma das paradas foi a estação elevada da Parangaba, atualmente uma das que apresenta dos maiores fluxos de passageiros e onde se dará boa parcela da integração entre ônibus, metrô e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), este último em fase de construção.

Atualmente a Linha Sul do Metrô de Fortaleza realiza a chamada operação assistida, sem pagamento de passagem, das 8 da manhã ao meio dia,  de segunda-feira e sexta-feira. Não é necessário agendar a utilização do equipamento. Segundo Rômulo Fortes a previsão é que a operação comercial, com funcionamento das 5 da manhã às 23 horas, esteja implantada no primeiro semestre do ano que vem.