Maçons visitam Linha Sul do Metrofor

18 de março de 2014 - 02:59

 

A apresentação da Linha Sul fez parte da programação relativa aos 86 anos da maçonaria no Ceará. Na manhã do último dia 15 quase mil pessoas entre maçons, familiares e amigos, realizaram o percurso da estação subterrânea Chico da Silva (Centro de Fortaleza), à estação Carlito Benevides, em Pacatuba.

Antes do passeio o assessor da presidência e ouvidor da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Fernando Mota, fez uma apresentação da linha , destacando os diferentes tipos de estações (de superfície, elevada e subterrânea), além de um histórico da Linha Sul. “É muito gratificante dar essa palestra sobre uma obra tão importante para Fortaleza a este grande número de pessoas”, destaca Fernando Mota.

O grão mestre da Grande Loja Maçônica do Ceará, Silvio de Paiva, organizador do passeio, explica que a quantidade de maçons interessados em participar do evento superou as expectativas. Ele explica que teve de cancelar a vinda de grupos de outras regiões do Estado devido à demanda.

Além de conhecer as estações e o funcionamento do Trem Unidade Elétrica (TUE) da Linha Sul, os visitantes também conferiram um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), exposto na estação Carlito Benevides para visitação. Este tipo de composição roda atualmente na Linha Oeste do Metrofor e, em breve, será utilizado no ramal Parangaba-Mucuripe.

O analista de sistemas David Mota foi com a filha Luana Mota, 4, e o cunhado conhecer a Linha Sul. “O trem é muito confortável, rápido. Considerei um ótimo meio de transporte. Espero que a população continue mantendo ele assim”, ressalta.

 

Linha Sul

Atualmente a Linha Sul funciona em operação assistida, das 8 horas ao meio-dia, de segunda-feira a sexta-feira, sem cobrança de passagem. O intervalo médio entre cada composição é de aproximadamente 30 minutos durante esta fase de operação. Cada TUE possui poltronas acolchoadas e ar-condicionado. O tempo médio para realizar o percurso de 24,1 quilômetros entre as estações Chico da Silva (Centro de Fortaleza) e Carlito Benevides (Pacatuba) é de 35 minutos.