Urbanização da Linha Sul ganha cores com grafitagem

20 de maio de 2014 - 10:53

 

As obras de urbanização da Linha Sul ganham formas e cores históricas com o trabalho de grafites realizados nos muros próximos à estação da Parangaba, no bairro que leva o mesmo nome. Uma parceria entre a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) e a Organização Não Governamental Terra da Luz está grafitando parte dos muros do elevado da Parangaba, da Linha Sul.

Para os trabalhos de grafitagem os temas escolhidos foram a história das ferrovias no Ceará e o bairro da Parangaba. Evocações às antigas marias-fumaça, aos índios que ocupavam o então distrito de Porangaba (com “O” mesmo) e à lagoa ganham formas nos muros próximos à centenária estação de trem do bairro, agora sede do Centro de Direitos Humanos do Estado.

Segundo a coordenadora da ONG Terra da Luz, Geralda Magalhães, no último domingo, 18 de maio, houve um mutirão de grafitagem com moradores de rua e pichadores do entorno. A ideia é fazer com que eles respeitem o espaço, auxiliando na conservação de uma praça com pista de skate e ciclofaixa, localizada em frente aos trabalhos de grafitagem que eles próprios ajudaram a construir.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Urbanização

Além de implementar um transporte público rápido, seguro e eficiente, as obras da Linha Sul do Metrô de Fortaleza também colaboram na urbanização da Capital. Os aproximadamente 2,2 quilômetros de trecho metroviário elevado que partem da estação da Parangaba até próximo à rua Ceará receberam mais de 65 mil metros quadrados de urbanização. São equipamentos como parques, anfiteatros, pistas de skate, ciclofaixas, dentre outros, em fase final de conclusão.

O Metrofor investiu aproximadamente R$ 28 milhões na obra, iniciada em setembro de 2011. Além dos equipamentos citados, o valor também inclui a drenagem ao longo de toda urbanização, incluindo a rua Ceará; e a reforma de dois conhecidos prédios públicos: a antiga estação da Parangaba, edificação do século XIX situada próximo à estação da linha Sul, que leva o mesmo nome, e o bar avião.

Conhecido ponto de referência e situado na avenida João Pessoa, o bar passou por uma reforma que procurou resgatar sua primeira formatação. Uma das dificuldades foi encontrar a cor original do prédio. Oito camadas de tinta estavam sobrepostas sobre a primeira. As bases do avião, consumidas pela ferrugem ao longo dos anos, também receberam reforços estruturais. “A ideia é revitalizar o prédio com melhor acesso ao mirante e a construção de banheiro novos”, diz Aroldo Lima, engenheiro da Engexata, contratada pelo Metrofor para a obra.

 

Confira locais dos equipamentos

Ciclofaixa – Estende-se por quase todos os 2.2 quilômetros sob o elevado da Linha Sul, saindo da estação da Parangaba até a rua Teles de Souza.

Espaço multiuso com pista de skate, anfiteatro, quadra poliesportiva com arquibancada. – próximo à rua do Giro e a antiga estação ferroviária da Parangaba. No mesmo espaço foram realizados os trabalhos de grafitagem

Playground com gangorra e balanço e outros brinquedos – entre as ruas Oscar Bezerra e Ceará.

Área para 100 bicicletas e 50 carros – ao lado da estação da Parangaba.

Iluminação pública – ao longo de toda a extensão

Jardinagem com plantio de quase 1000 árvores – ao longo de toda extensão.

Mais informações

Marcos Cavalcante – Assessoria de Imprensa Metrofor

(85) 3101-7115 e (850 8563-3186