Metrofor implanta caixas para coleta seletiva de papel nas atividades administrativas

18 de julho de 2016 - 15:52

[ 18.7.2016 ]

Uma parceria entre a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) e a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) vai estimular o descarte sustentável de papel nas atividades administrativas da Metrofor. Todos os setores da empresa receberão uma caixa especial, que será usada exclusivamente para descartar papel. Essa medida facilita a reciclagem do material coletado.

“Se você jogar o papel no lixo comum e, dentro desse lixo, o papel for molhado com alguma substância, esse papel já não serve mais para reciclagem”, explicou o gestor ambiental da Sema, Milton Alves de Oliveira, durante reunião com membros da comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) da Metrofor, na manhã desta segunda-feira (18/7).


A confecção das caixas foi realizada pela Sema, que enviou 90 unidades para a Metrofor, por meio de parceria articulada pela assessoria técnica ambiental da empresa. Todo tipo de papel pode ser descartado na caixa, seja papelão, papel comum ou papel reciclado. “Mas é importante informar que  não devemos amassar o papel antes de colocar na caixa. O ideal é apenas rasgar, ou dobrar, ou deixar inteiro, mas nunca amassar, porque nesse caso o material também fica invalidado para a reciclagem”, acrescentou o técnico da Secretaria de Maio Ambiente.

O presidente comissão A3P e assessor de Engenharia Ambiental, Samuel Braga, explicou que o lixo descartado nas estações da Metrofor já passam pela coleta seletiva. As lixeiras nas estações são coloridas, designando a finalidade para descarte de metais, vidro, papel e plástico. Segundo Samuel, o papel separado nas estações será juntado ao papel coletado no prédio administrativo. “Todo esse material vai ser doado pela Metrofor à cooperativa CoomVida, que reúne catadores de resíduos em um galpão em Maracanaú”, explicou Samuel.

 

Assessoria de Comunicação

imprensa@metrofor.ce.gov.br