Tráfego em viaduto sobre Avenida José Bastos será liberado neste sábado

16 de setembro de 2016 - 17:42

16.9.2016

O viaduto sobre Avenida José Bastos, no bairro Damas, e seis acessos por meio de alças laterais serão liberados para tráfego de veículos neste sábado (17). A obra foi executada pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) e está inserida no contexto da implantação da Linha Sul do Metrô de Fortaleza.

A extensão oeste do viaduto será integrado ao novo trecho da Avenida José Jatahy – que recebeu urbanização e alargamento, em uma intervenção da Prefeitura de Fortaleza. O viaduto facilitará o trânsito entre os bairros Monte Castelo, Parquelândia, Parque Araxá, Benfica, Damas e Fátima, criando novas possibilidades de acesso entre essas regiões e seus entornos.

Motoristas que trafegam pelas avenidas Aguanambi ou Eduardo Girão, no Bairro de Fátima, poderão continuar o percurso, passando pelo viaduto, e seguindo na nova via da Capital, que cortará as avenidas Jovita Feitosa e – mais à frente – Bezerra de Menezes e Duque de Caxias, até chegar à Avenida Francisco Sá.

O fluxo no sentido oposto também será possível, facilitando o acesso de quem trafega por Francisco Sá, Duque de Caxias ou Bezerra de Menezes e precisa acessar Jovita Feitosa, Avenida da Universidade, Eduardo Girão ou Rua Padre Cícero.

Além da pista central elevada – que interliga Rua Padre Cícero com o novo trecho da José Jatahy – a entrega do projeto inclui liberação de oito acessos por meio de alças laterais. Dois deles foram liberados em outubro do ano passado e os demais serão liberados junto com a pista central (ver detalhes no quadro abaixo). O viaduto sobre a José Bastos é equipado com sinalização, iluminação, alças e urbanização do entorno. O equipamento também conta com ciclovia de duas faixas, localizada no canteiro central.

Os pedestres também passarão pelo viaduto, por meio de calçadas construídas dos dois lados e protegidas por guarda-corpo. O projeto teve investimento total de R$ 50 milhões (incluindo obras civis e desapropriações) e foi realizado para restabelecer o fluxo entre José Bastos e Padre Cícero – interrompido por causa da construção do metrô -, e também melhorar o fluxo de veículos na região.

ACESSOS QUE SERÃO LIBERADOS NESTE SÁBADO (17):

Pista central e tabuleiro elevado – Interligando Rua Padre Cícero e novo trecho da Avenida José Jatahy, com fluxo nos dois sentidos.

Acesso paralelo à pista central do viaduto, entre Rua Professor João Bosco e Rua Dom Joaquim de Melo

Acesso local paralelo à pista central do viaduto, entre Travessa José Bastos e Rua José Bastos

Alça de saída da pista central do viaduto, por meio da Rua Padre Francisco Pinto, com acesso para Avenida José Bastos

Alça de acesso à pista central do viaduto, por meio da Rua Padre Francisco Pinto, seguindo em direção à Avenida Jovita Feitosa

Alça de saída da pista central do viaduto, por meio da Rua Capitão Francisco Pedro

Alça de acesso ao viaduto pela Rua Capitão Francisco Pedro, no sentido Bairro de Fátima

ACESSOS LIBERADOS EM OUTUBRO DE 2015

Alça elevada criando acesso da Avenida José Bastos (sentido Parangaba-Centro) para a pista central do viaduto.

Alça de nível, paralela ao elevado do viaduto, criando acesso da Rua Padre Cícero para Avenida Bastos (sentido Parangaba-Centro).

Cia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor

imprensa@metrofor.ce.gov.br