VLT Parangaba-Mucuripe entra em operação experimental do Montese a Borges de Melo

26 de setembro de 2016 - 19:35

Cumprindo o compromisso de melhorar a mobilidade urbana no Estado, o Governo do Ceará inicia, na próxima terça-feira (27), uma importante etapa no processo de implantação do ramal Parangaba- Mucuripe, a ser operado por Veículo Leve sobre Trilhos – VLT. Nesta data terá início a operação experimental do ramal do sistema, a ser realizada pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos – METROFOR, empresa vinculada à Secretaria das Cidades.
Nesta fase experimental, o trem circulará entre as estações Montese e Borges de Melo, no trecho 2 da obra, executada pela Secretaria da Infraestrutura – SEINFRA. Uma coletiva de imprensa, a ser realizada na terça-feira (27), às 09h, na estação Montese, apresentará informações sobre o andamento dos trabalhos no ramal Parangaba-Mucuripe e sobre operação, além de divulgar o hotsite idealizado para o acompanhamento da obra do VLT.
Os 3,6 quilômetros de operação experimental equivalem a 70% do trecho 2 do VLT, composto ainda pelas estações Parangaba e Vila União; e 30% de toda a obra do modal. A operação experimental será realizada sem passageiros, de segunda a sexta-feira, das 10 às 11h, com previsão inicial de quatro viagens por dia. Durante a passagem do VLT, nas Passagens de Nível – PN (Ruas 13 de abril, Almirante Rufino, Luciano Carneiro e Equador), e em algumas outras vias que passarão por intervenções devido a obra (Ruas Lineu Jucá e Jorge Acúrcio), agentes da Autarquia Municipal de Trânsito – AMC, treinados juntamente com técnicos do Centro de Controle Operacional – CCO da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor, atuarão com viaturas para garantir a segurança dos testes.

Saiba mais
As obras de construção do VLT seguem com cerca de 60% de execução. Os trabalhos foram retomados em julho de 2015, pelo trecho 3, que compreende o percurso entre as estações Iate e Borges de Melo. Esse trecho contempla as estações São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Papicu, Mucuripe e Iate. O trecho 2, que fica entre as estações Borges de Melo e Parangaba, contempla as estações da Parangaba, Montese, Vila União e Borges de Melo. Já o trecho 1 do VLT se refere a construção da passagem inferior da Avenida Borges de Melo. Os serviços nos três trechos são executados pelo Consórcio VLT Fortaleza, formado pelas empresas AZVI S.A do Brasil e Construtora e Incorporadora Squadro Ltda.
Quando concluído, o VLT terá 13,4 quilômetros ligando os bairros Mucuripe e Parangaba. Desta extensão, serão 12 quilômetros em superfície e 1,4 quilômetros de trechos elevados. O projeto do Governo do Estado visa a remodelação do ramal ferroviário Parangaba-Mucuripe, hoje utilizado para transporte de carga, objetivando a utilização do mesmo para transporte de passageiros.
O Ramal atravessa 22 bairros, área que concentra mais de 500 mil moradores de Fortaleza. A previsão de demanda potencial do novo modal é de 90.000 passageiros por dia. O projeto prevê a construção de três tipologias de estação: a de Parangaba será elevada, possibilitando a total integração à Linha Sul do Metrô de Fortaleza e ao terminal rodoviário do bairro. A estação Papicu também será diferenciada e se integrará à Linha Leste do Metrô e o terminal rodoviário. As oito estações restantes terão a modelagem padronizada.
Entrevista

O secretário de Infraestrutura, André Facó, e o presidente do Metrofor, Eduardo Hotz, concederão entrevista coletiva na estação Montese, na terça-feira (27), a partir das 09h. Na oportunidade, serão apresentados dados da operação, hotsite e demais esclarecimentos sobre a obra e o início da fase de operação experimental.
→ Todos os profissionais envolvidos na cobertura deverão estar na estação Borges de Melo, às 9h da manhã. De lá o grupo seguirá de VLT, percorrendo o trecho que estará em operação experimental, até a estação Montese onde ocorrerá o evento. A coletiva acontecerá depois das apresentações. Por se tratar de um local ainda em obra, é necessário que todos estejam trajando roupas adequadas: calça comprida, sapatos fechados e sem saltos.
.: Serviço

Coletiva Operação Experimental VLT
Ponto de encontro: Estação Borges de Melo – End.: Rua Engº Edmundo Almeida Filho próximo a Av. Borges de Melo
Data: Terça-feira, 27/09/2016
Hora: 09h