Semace aprova ações ambientais do Metrô de Fortaleza

7 de março de 2017 - 14:04

07.03.2017

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) aprovou em fevereiro o relatório de ações ambientais apresentado pela Metrofor, relativo às linhas Sul e Oeste do Metrô de Fortaleza. A apresentação do Relatório de Acompanhamento e Monitoramento Ambiental – RAMA é uma das condições exigidas para concessão da licença operacional das linhas Sul e Oeste.

O Rama 2016 traz detalhes de todas as ações ambientais realizadas no ano passado, envolvendo as palestras nas escolas (foto acima), ações de controle do Aedes Aegypti, retirada de lixo das regiões da via férrea e parcerias com entidades de catadores para melhor destinação dos resíduos sólidos.

Na análise do Rama, a Semace também estuda o impacto ambiental gerado pela operação do sistema metroviário, considerando o tipo de solo e a presença de áhuas superficiais e subterrâneas, a geração de resíduos sólidos e efluentes líquidos, emissões atmosféricas e emissões sonoras.

Com base nesses itens, a Semace concluiu que a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos atendeu majoritariamente às exigências para aprovação do relatório ambiental, e considerou “louvável” a parceria com a Cooperativa Nordestina de Catadores COMVIDA, firmada no ano passado, para uma melhor destinação dos resíduos sólidos.


Assessoria de Comunicação

imprensa@metrofor.ce.gov.br