Linha Oeste do Metrofor será inspecionada pela Operação Fronteiras de combate às arboviroses

16 de outubro de 2017 - 19:19

A Linha Oeste do Metrô de Fortaleza será inspecionada pela Operação Fronteiras de combate às arboviroses, realizada de 17 a 20 de outubro pelas secretariais municipais de saúde de Fortaleza e Caucaia, em parceria com a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos. Somente em setembro, o Metrofor retirou 80 toneladas de lixo e entulho da Linha Oeste, mas mesmo com os esforços, o acúmulo de resíduos sólidos ainda preocupa. O lançamento da Operação Fronteiras acontece nesta terça-feira (17), às 8h30, na Praça da Igreja Santa Luzia, localizada na 4ª etapa do Conjunto Ceará.

O objetivo é intensificar as ações de controle e prevenção do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya em bairros localizados na fronteira entre Caucaia e Fortaleza. São incluídos na Operação os bairros Conjunto Ceará e Granja Lisboa (em Fortaleza) e Marechal Rondom, Parque Guadalajara, Velho São Miguel e Parque Albano (em Caucaia). Em parte de seu percurso, a Linha Oeste percorre a fronteira entre Caucaia e Fortaleza.

Cerca de 400 profissionais de saúde participam da força-tarefa, entre eles agentes de controle de endemias, agentes comunitários de saúde, mobilizadores sociais, equipes de limpeza dos municípios e equipes do Metrofor. Além das ações de limpeza, o Metrofor participará também das demonstrações do uso dos mecanismos biológicos no controle e combate ao mosquito Aedes aegypti. Durante os quatro dias acontecerão atividades de prevenção que incluem visitas domiciliares e exposições educativas e limpeza.

Segundo Samuel Braga, assessor de meio ambiente do Metrofor, a empresa já articula ações de controle do mosquito transmissor. “Existe uma comissão do próprio Metrô que, em parceria com os agentes da Prefeitura de Fortaleza, identificam os focos de mosquito nas estações e desenvolvem ações para combater a proliferação”, explica. Além da coleta de lixo e resíduos sólidos, o Metrofor aposta na conscientização das comunidades, através de palestras em escolas, que abordam a importância de preservação do patrimônio público e dos cuidados com o meio ambiente.

No ato do lançamento serão oferecidos à população serviços de verificação de pressão arterial e glicemia, distribuição de mudas de plantas como incentivo a preservação do meio ambiente, além das orientações preventivas com a distribuição de peixes bettas para colocação nos tanques, tambores e cisternas.

imprensa@metrofor.ce.gov.br