#MetroforResponde nº6 – O que é e como funciona a bilhetagem eletrônica do Metrofor?

1 de dezembro de 2017 - 18:47

#MetroforResponde nº 6 – O sistema de bilhetagem eletrônica do Metrofor é uma tecnologia que proporciona aos passageiros utilizar cartões eletrônicos recarregáveis para embarcar no metrô, substituindo os antigos bilhetes de papel. O sistema de bilhetagem eletrônica é formado por computadores, equipamentos e softwares, alem de catracas eletrônicas e cartões recarregáveis.

Os passageiros do Metrofor utilizam três cartões diferentes:

CARTÃO PRÉ-PAGO: Destinado aos usuários que utilizam o metrô com frequência. Ao fazer a compra de duas ou mais passagens, o passageiro recebe o Cartão Pré-Pago, carregado com o valor solicitado. O Cartão fica na posse do usuário. A cada embarque, é debitada dos créditos a quantia de R$ 3,20, referente a uma passagem inteira. O dono do cartão pode solicitar nas bilheterias a inserção de mais créditos, sempre que quiser. Para isso, deve apresentar o cartão na bilheteria. Não é possível pagar meia passagem com o Cartão Pré-Pago

CARTÃO UNITÁRIO: Usado quando o passageiro compra apenas uma passagem. Ao receber o Cartão na bilheteria, ele se dirige até a catraca eletrônica e deposita o cartão – que é recolhido imediatamente pelo bloqueio. Logo em seguida, o embarque é liberado. O Cartão Unitário tem validade apenas para o dia da compra da passagem.

CARTÃO ESTUDANTE: Utilizado somente por alunos matriculados em instituições de ensino públicas ou privadas da Região Metropolitana de Fortaleza. O Cartão é emitido por meio de um cadastro no Metrofor. Ele é impresso com o nome do estudante e o número do documento de identidade. É um cartão pessoal e intransferível, que comprova a condição de estudante para pagamento da meia passagem no metrô. Não há limitação no número de usos por dia, mas cada novo embarque só é liberado 30 minutos após o último embarque. Assim como no Cartão Pré-pago, o estudante pode inserir em seu cartão qualquer valor, que será convertido em passagens, sendo debitado R$ 1,60 a cada utilização, referente à meia tarifa.

Semanalmente o Metrofor destaca e responde dúvidas frequentes dos usuários, na seção #MetroforResponde, publicada no site e no Facebook do Metrofor.

Assessoria de Comunicação

imprensa@metrofor.ce.gov.br