Metrofor recebe alunos da UFCA em visita ao sistema metroviário

29 de maio de 2019 - 10:38 # # # # #

A Cia Cearense de Transportes Metropolitanos recebeu alunos do curso de Administração Pública da Universidade Federal do Cariri (UFCA) para uma visita ao sistema metroviário. A turma foi recepcionada pelo Diretor-Presidente do Metrofor, Eduardo Hotz, que fez uma explanação sobre mobilidade urbana, sistemas de metrô e os desafios da gestão pública neste setor.

Na apresentação, os alunos compreenderam a diferença entre os modais de transporte e como os modais metroviários estruturam a lógica dos deslocamentos nas grandes cidades. Quatro alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade de Fortaleza também participaram da visita.

“É muito importante que vocês estudem e conheçam esses desafios que envolvem a administração pública porque, no futuro, serão vocês que estarão na linha de frente de todos esses desafios por trás da implantação e da operação de um grande sistema metroviário”, comentou Hotz.

O engenheiro civil Marcelo Matos, da Gerência de Projetos do Metrofor (Gepro), apresentou especificações das linhas em operação e, em seguida, o gerente de Sistemas Fixos, Antônio Chalita, levou as turmas para conhecer o Centro de Controle Operacional (CCO). Lá, os estudantes puderam conhecer a complexidade do controle e da operação das linhas de trem e metrô, através de explicações sobre o Sistema de Sinalização e Controle. A visita ao metrô foi coordenada pelos professores Diogo Coelho, Poliana de Luna e Ranieri Moreira.

Finalizando a visita, os estudantes fizeram um trajeto na Linha Sul, saindo da estação José de Alencar e indo até a Estação Parangaba. Em seguida, fizeram integração com o VLT Parangaba-Mucuripe, percorrendo a linha até a estação do Papicu. Na Parangaba e no Papicu, conheceram pontos estratégicos de integração do sistema metroviário com o sistema de ônibus da Capital.