Obras da Linha Leste recebem visita de técnicos do BNDES

6 de setembro de 2019 - 10:49 # # # # #

As obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza receberam, nesta quinta-feira (5), a visita técnica de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, um dos agentes financiadores do empreendimento. A comitiva foi recebida pelo Secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes, e pela equipe de obras da Secretaria, além de diretores do Metrofor.

Na visita, que faz parte da rotina de acompanhamento da obra, os técnicos do banco puderam conferir a aplicação dos recursos liberados para a execução do projeto. “Para a Seinfra, que é a responsável pelo empreendimento, é de suma importância termos a oportunidade de mostrar ao BNDES o que estamos fazendo. Pelo que colhemos, a missão do banco está saindo satisfeita com o andamento dos trabalhos, correspondendo às expectativas de uma correta aplicação dos recursos até aqui disponibilizados. Afinal, nós desenvolvemos juntos esse modelo, que garantirá um importante benefício para a população do Ceará”, ressaltou Lucio Gomes. O Governo do Ceará contratou, junto ao BNDES, R$ 1 bilhão em financiamento para a execução do projeto, no trecho entre o Centro e o Papicu.

O grupo iniciou o percurso pelo canteiro de obras localizado no Centro, onde serão construídas as estações Tirol-Moura Brasil e Chico da Silva Leste, as duas primeiras da linha. Eles acompanharam testes da fábrica de aduelas (anéis estruturais que revestem e dão estabilidade aos túneis) e das tuneladoras, que são as máquinas que escavarão os túneis. A comitiva também esteve no canteiro de obras da Estação Colégio Militar, na Aldeota, que será a terceira do percurso.

A visita técnica deixou a equipe do banco satisfeita com os trabalhos. “Estamos aqui visitando para ver como foi o avanço das obras e, com muita satisfação, percebemos que houve uma evolução bastante considerável desde a nossa última visita, em fevereiro. Inclusive, estamos programando uma nova liberação, de forma que essa velocidade continue”, afirmou o Gerente do Departamento de Gestão Pública de Estados e Capitais do BNDES, Tomás Rudge.

A Linha Leste terá 7,3 quilômetros de extensão e contará com uma estação de superfície (Tirol-Moura Brasil) e outras quatro subterrâneas (Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu). O empreendimento vai garantir a integração da Linha Leste com a Linha Sul, no Centro, e com o VLT Parangaba-Mucuripe e o terminal de ônibus, no Papicu. Após concluído, terá capacidade para transportar até 150 mil passageiros por dia. O tempo de viagem entre o Centro e o Papicu será de 15 minutos.06