Seinfra discute concessão do sistema metroviário

11 de março de 2020 - 17:18

A Secretaria de Infraestrutura do Ceará se reuniu, durante dois dias, com técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, para discutir uma futura concessão do sistema metroviário do estado. Composto por quatro linhas metropolitanas e duas no interior, o sistema conta hoje com 81,9 quilômetros em operação.

Junto com representantes da Seinfra, Seplag e Sedet, os técnicos do banco estão desenvolvendo um estudo para viabilizar o projeto e, assim, poder lançá-lo ao mercado. A ideia é que todo o sistema, ou parte dele, passe por um processo de concessão ou parceria público-privada – PPP.

O Secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes, participou dos encontros e apresentou as projeções do sistema, em dois cenários, um para 2022 e outro para 2042, numa perspectiva de concessão. “Nós, a Seinfra e o Metrofor, que opera as linhas no estado, consideramos os principais investimentos esperados dessa possível concessão. Isso incluiria, desde a modernização de linhas, até implantação de mais trechos em Fortaleza”, disse Lucio Gomes.

Na Região Metropolitana, a estimativa é que entrem no pacote o VLT Parangaba-Mucuripe e as Linhas Sul, Oeste e Leste, que está em construção. No interior, também podem fazer parte da concessão as Linhas Norte e Sul do VLT de Sobral e o VLT do Cariri.