Seinfra realiza workshop sobre redução nas contas de energia em órgãos públicos e geração distribuída solar no Ceará

1 de novembro de 2019 - 09:09 # #

Reduzir o valor das contas de energia dos órgãos públicos e dar noções sobre geração distribuída solar no Ceará foram os temas abordados no II Workshop de Energia, que aconteceu nesta terça-feira (29), na sede do Metrofor. Realizado pela Secretaria da Infraestrutura do Ceará, em parceria o Metrofor, representantes de secretarias e vinculadas discutiram o assunto e conheceram experiências exitosas de outros órgãos do governo.

O evento é uma das ações adotadas pela Seinfra para se adequar ao Decreto Nº 33.264, publicado em setembro deste ano, que determina que a secretaria seja responsável pela padronização e pelo monitoramento dos serviços de energia elétrica, gás canalizado, telecomunicações, abastecimento de água e coleta de esgoto, denominados de utilidades, no âmbito da administração estadual. Para isso, a Seinfra deve executar o Programa de Padronização e Controle das Utilidades, mantendo uma interlocução com as concessionárias. O decreto também envolve a Secretaria de Planejamento e Gestão – SEPLAG, esta como planejadora e organizadora das contas de custeio.

A Seinfra apresentou no evento o Power BI, uma ferramenta utilizada para visualizar os dados acerca de energia elétrica nos órgãos e entidades do governo estadual. De acordo com o Coordenador de Energia e Telecomunicações da Seinfra, Chinayder Lima, o registro desses dados permitiu à secretaria compilar diversas informações sobre as contas de energia de todos os órgãos estaduais, possibilitando a adoção de medidas que irão reduzir o valor das faturas.

A Cagece e o Metrofor são exemplos de entidades do governo estadual que já identificaram formas de reduzir suas contas. A Cagece adotou, por exemplo, a prática de premiar as unidades que reduzirem os custos de energia. “Procuramos justamente levar para os gestores as boas práticas que estão acontecendo. A Seinfra, no seu papel de mentora no decreto, vai exercer um trabalho consultivo”, explicou Chinayder Lima.

O II Workshop de Energia focou, ainda, na geração distribuída de energia solar no Ceará. Para o coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, o estado “é o berço das energias renováveis no Brasil”. A respeito deste tema, a Cagece apresentou a planta solar instalada em sua sede, no bairro Vila União, que abastece a rede elétrica do prédio e da loja modelo da companhia, localizada no bairro Aldeota.

Por fim, a Seinfra apresentou o Master Plan Solar, um projeto que contará inicialmente com o Fundo de Incentivo à Eficiência Energética – FIEE para padronizar a geração distribuída de energia solar em prédios selecionados da administração estadual, começando pela própria secretaria, no Cambeba, e por escolas estaduais.

Segundo o engenheiro eletricista da Seinfra, Ricardo Castelo, “o objetivo dos workshops é a absorção do decreto de utilidades pelos órgãos e entidades do Estado”. Este foi o segundo encontro com a temática energia. O próximo está marcado para acontecer na sede da Cagece, com foco no abastecimento, controle e monitoramento de água na Administração Pública Estadual.