Em seis meses, coleta seletiva do Metrofor alcança 1 tonelada de resíduos

23 de janeiro de 2024 - 14:44

O programa de Coleta Seletiva Solidária do Metrofor, em convênio com a Sociedade Comunitária de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Pirambu (Socrelp), com interveniência da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), recolheu do meio ambiente mais de uma tonelada de material reciclável. De julho a dezembro de 2023, foram no total 1.040 quilos de recicláveis coletados, somando os itens deixados no edifício-sede, na Estação Parangaba e no canteiro ao lado da Estação Couto Fernandes.

Por meio de convênio assinado em julho de 2023, a Socrelp recolhe os recicláveis coletados pelo Metrofor, e os encaminha para reciclagem e reaproveitamento. A Assessoria de Engenharia Ambiental (AEA) aponta que essa medida é importante para reduzir ou anular os impactos negativos no meio ambiente, que são gerados com o descarte irregular de materiais que podem ser reaproveitados. E reforça que é fundamental fazermos a nossa parte. Se todos pensarmos assim, vamos aos poucos construindo uma nova realidade.

COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA

Por meio da Coleta Seletiva Solidária os funcionários são estimulados a fazerem a separação dos resíduos domésticos e levar os recicláveis para o edifício-sede do Metrofor, onde o material é separado nas lixeiras que estão no estacionamento do subsolo. Em seguida a SOCRELP faz o recolhimento e a venda desse material gerando trabalho e renda aos cooperados.

A Coleta Seletiva Solidária é um programa do Governo do Estado do Ceará, instituído pelo Decreto Estadual no 32.981, de 21 de fevereiro de 2019, dando a importância do exemplo que deve ser transmitido à sociedade por parte de todas as entidades e órgãos que compõem a Administração Pública Estadual – direta e indireta – na correta destinação dos resíduos recicláveis, com a participação de associações e/ou cooperativas de catadores, buscando inclusão social e emancipação econômica de catadores de materiais reciclados.