Dia Mundial sem Carro: transporte sobre trilhos torna cidades mais sustentáveis

22 de setembro de 2023 - 13:30

Operadores metroferroviários brasileiros, através da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), lançam vídeo que apresenta os benefícios do transporte metroferroviário de passageiros para a população e as cidades.

Estimular a reflexão sobre o uso excessivo do uso do carro e os impactos gerados com congestionamentos, acidentes e emissões de poluentes é o intuito do Dia Mundial sem Carro, celebrado nesta 6ª feira (22/09). A data é importante para conscientizar as pessoas e incentivar o uso de modos de transporte não poluentes, como o transporte sobre trilhos.

O uso de sistemas de metrô, trem urbano, veículo leve sobre trilhos (VLT) e people movers contribui diretamente com a redução de congestionamentos e acidentes, com a qualidade de vida e a qualidade ambiental das cidades, proporcionando rapidez, previsibilidade e segurança nos deslocamentos da população.

Com o objetivo de mostrar os benefícios gerado por esse modo de transporte, os operadores metroferroviários brasileiros, através da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), lançam vídeo que apresenta os benefícios do transporte metroferroviário de passageiros para a população e as cidades.

O transporte metroferroviário de passageiros está transformando as cidades e contribuindo para o futuro. A expansão do setor coopera diretamente com o objetivo global da Agenda 2030 da ONU de “tornar as cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis”.  Os benefícios gerados por esse tipo de transporte são amplamente reconhecidos e apreciados pela sociedade.

O levantamento realizado pela ANPTrilhos mostra que o uso do transporte urbano de passageiros sobre trilhos, em 2022, retornou à sociedade brasileira mais de R$ 30 bilhões, em termos sociais, econômicos e de qualidade de vida, gerando:

– Redução de 1,3 bilhão de horas nos deslocamentos

– Economia de R$ 379 milhões em custos com acidentes

– Economia de 1 bilhão de litros de combustível fóssil

– Economia de R$ 10 bilhões com a retirada de ônibus e carros das ruas

– Redução de 2,1 milhões de toneladas na emissão de poluentes na atmosfera

“Reduzir o volume de veículos automotores nas regiões centrais e investir em mobilidade urbana estruturante para atender aos deslocamentos das pessoas são medidas importantes para a transformação das cidades, tornando os ambientes mais agradáveis para viver. Dotar as cidades de uma rede integrada e eficiente de transporte, onde os modos de deslocamento se complementam, permitirá a redução dos congestionamentos e emissões de partículas na atmosfera, proporcionando mais qualidade de vida”, explica a Diretora Executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi.

Conheça o vídeo no link: https://youtu.be/n0rcZ6jZ6jo