Seinfra, Detran e Metrofor realizam campanha para prevenir acidentes em passagens de nível

30 de janeiro de 2020 - 15:45 # # # # # # #

 

Será lançada, na próxima terça-feira (4/2), uma série de ações que visa conscientizar motoristas e pedestres sobre a travessia segura sobre trilhos, em todas as linhas do sistema metroviário do Ceará. O lançamento será na passagem de nível da Rua Professor Carvalho, no bairro São João do Tauape, ao lado da estação do VLT Parangaba-Mucuripe.

A partir das 6 horas, técnicos da Escola de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito – Detran e da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos farão abordagens educativas para orientar motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres e moradores da área. O objetivo é mobilizar a sociedade para a promoção da segurança durante a travessia sobre os trilhos.

“Vamos iniciar pelo São João do Tauape por termos um grande fluxo de veículos e pedestres cruzando a linha férrea. Apesar de termos todas as passagens bem sinalizadas, com placas, cancelas e luminosos, percebemos que a população precisa conviver melhor com o VLT, respeitando a sinalização e fazendo a travessia nos pontos adequados. Essa tem sido uma preocupação tão constante, que incluímos cinco novas passarelas no percurso do VLT, além das três já previstas no projeto original.”, explica o Secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes.

A ação educativa será realizada ao longo dos próximos meses nas outras passagens de nível do VLT Parangaba-Mucuripe, da Linha Oeste, do VLT de Sobral e do VLT do Cariri. Também serão realizadas palestras em escolas e instituições localizadas próximas às linhas férreas, com objetivo de formar uma educação cidadã com a comunidade, abordando não só questões relacionadas ao trânsito como também à preservação do patrimônio público e do meio ambiente. A campanha prevê, ainda, atividades educativas nas estações, junto aos passageiros do sistema metroviário.

Trem é prioridade

As ações de educação para passagens de nível são fundamentadas no Código de Trânsito Brasileiro, que determina que o fluxo de trens é prioridade sobre todos os outros modos de transporte da cidade. A prioridade da linha férrea se deve à sua alta capacidade de transporte, ao peso elevado dos trens, à imobilidade dos trilhos, e aos longos tempo e espaço que são demandados pelos trens durante uma frenagem. Por isso, o Código Brasileiro de Trânsito define como obrigatória a parada dos veículos rodoviários antes de atravessar linhas férreas.

No artigo 212, o CTB elenca condutas vedadas, entre elas a de “deixar de parar o veículo antes de transpor linha férrea”. O não cumprimento dessa parada é definida como infração “gravíssima” de trânsito. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a multa aplicável para esses casos é de R$ 293,47, além do acréscimo de 7 pontos na carteira nacional de habilitação – CNH.