Metrofor realiza manutenções necessárias à operacionalidade de trens, peças e sistemas

21 de abril de 2020 - 16:00

Assessoria de Comunicação ascom@ametrofor.ce.gov.br

Mesmo com a suspensão das linhas de metrô e VLTs – provocada pandemia do novo coronavírus – a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos realiza diversas atividades de manutenção, que garantirão – no retorno das operações – o bom funcionamento de trens, sistemas, equipamentos e vias. “Se resguardando com todos os cuidados disponíveis, o Metrofor continua mantendo os seus sistemas e subsistemas essenciais, em caráter de prevenção”, explicou o diretor de Operação e Manutenção, Plínio Saboya. O objetivo da empresa é garantir que a segurança dos transportes sobre trilhos esteja garantida.

Estão sendo realizadas manutenções na frota de trens elétricos e Veículos Leve sobre Trilhos (VLTs), nos equipamentos geradores de energia, em subestações e na rede aérea de alimentação elétrica da Linha Sul, além dos quadros de energia e bombas de sucção – utilizadas, quando necessário, para o escoamento de água. Nas vias, tem continuidade as manutenções dos Aparelhos de Mudança de Via (AMVs) e de todos os itens de sinalização das passagens de nível (PNs), bem como é feita a desobstrução dos trilhos, com controle de vegetação e retirada de lixo despejado irregularmente pela população.

Cuidados para evitar a covid-19

O diretor-presidente da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, Fernando Oliveira, destaca que os serviços são realizados em regime especial de trabalho, montado para proteger os funcionários. “Os trabalhadores estão em equipes reduzidas e atuam no regime de escala, evitando aglomerações, e ainda recebem máscaras e álcool para se protegerem. O Metrofor também reforça sua comunicação, destacando para os funcionários a importância de ações como lavar sempre as mãos, manter a distância indicada um do outro, não levar as mãos ao rosto, e usar a máscara”, explica.