Metrô e VLTs em Fortaleza e Região Metropolitana voltam a operar a partir de 1º/6

31 de maio de 2020 - 16:17

As linhas Sul, Oeste e VLT Parangaba-Mucuripe voltam a operar, parcialmente, a partir desta segunda-feira (1º/6), com horários reduzidos e rigorosas regras sanitárias, como parte da Fase de Transição para retomada gradual das atividades econômicas do estado. São obrigatórios, por exemplo, o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento de, pelo menos, 2 metros, entre os passageiros. OS VLTs do Cariri e de Sobral continuam suspensos.

A reabertura das linhas na Região Metropolitana de Fortaleza está de acordo com as políticas estaduais que definem a preservação da vida e o combate ao novo coronavírus, como prioridade. Por isso, os trens funcionam em horários reduzidos, e as viagens são destinadas às necessidades indispensáveis de deslocamento, como a ida e volta para o trabalho de profissionais que exercem funções essenciais ou de categorias autorizadas a funcionar, parcialmente, nesta Fase de Transição.

A Cia Cearense de Transportes Metropolitanos criou uma página especial em seu site, para concentrar as informações sobre a retomada parcial das operações. Nela, você pode consultar a lista completa de regras sanitárias que são obrigatórias, a grade especial de horários, conferir os procedimentos administrativos adotados para a higienização de trens e estações, e ainda ter acesso a materiais gráficos informativos sobre a operação dos trens e sobre o combate à Covid-19.

Acesse: www.metrofor.ce.gov.br/operacaoespecial

O retorno das operações das linhas de Metrô e VLTs está previsto no Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais, anunciado pelo governador Camilo Santana, na última quinta-feira (28/5) e regulamentado pelo decreto estadual nº 33.608, publicado neste sábado (30/5). O plano determina a retomada parcial da cadeia produtiva de ‘logística e transportes’, na qual se insere a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, com suas cinco linhas em operação.