VLT do Cariri volta a operar a partir de 16 de setembro

13 de setembro de 2020 - 13:31

As viagens do VLT do Cariri serão retomadas a partir de 16 de setembro em seus horários habituais. Serão seguidas normas de biossegurança no sentido de se adequar ao protocolo estabelecido pelas autoridades sanitárias para proteção de funcionários e passageiros quanto à contaminação do Coronavírus.

Os passageiros da Região do Cariri terão de usar, obrigatoriamente, máscaras para terem acesso ao metrô, além disso, será orientado o distanciamento entre os usuários nas estações e nos vagões.

 

 

Como informa a gerente operacional e administrativo do VLT do Cariri, Dina Maria Moreira, para a reabertura do VLT é adotada uma rotina de higienizações nos trens e estações com uso de material desinfetante.

Diariamente, antes de abrir as estações para o público, será realizada uma primeira higienização e, no decorrer do dia, elas serão repetidas nos intervalos entre as viagens e durante a madrugada, após encerramento das atividades. Essa desinfecção é realizada com álcool líquido 70% nas superfícies mais tocadas pelas pessoas, como bilheterias, corrimãos, cadeiras e barras de apoio.
Outra ação será a pulverização nos trens e estações com quaternário de amônia o fim de cada expediente.

Nas estações, o chão e os assentos receberam sinalizações para que as pessoas respeitem o distanciamento social. As marcações respeitam uma distância de dois metros.

Além disso, foram afixados cartazes nas estações informando sobre as regras sanitárias.
Nos trens as cadeiras receberam sinalização. As que estão marcadas devem permanecer livres para que se possa evitar a proximidade entre aos passageiros. Além disso, foram instalados dispensadores de álcool em gel para os passageiros dentro dos trens e estações.
Segundo Dina Maria, o usuário do VLT do Cariri pode usar o transporte sem receio, no entanto, deve seguir as orientações quanto a não se aglomerar nas estações e nos vagões, ao uso da máscara, do álcool gel e dos assentos já que a equipe de funcionários responsáveis pela limpeza e higienização foi reforçada para dar maior segurança nesse momento de pandemia.
“Para o retorno da operação do Metrô do Cariri nós nos cercamos de todos dos cuidados possíveis que foram determinados pelas autoridades sanitárias, assim, o usuário pode ter a certeza de que encontrará um ambiente seguro, mas ele também tem que fazer a sua parte. Nesse tempo parado fizemos manutenções nas composições e nas estações, treinamos todo o pessoal, instalamos dispersores com álcool gel em todas as estações. Todos os nossos funcionários também utilizam o álcool gel utilizam a máscara e também o distanciamento quando precisam se dirigir um ao outro. Estamos fazendo nossa parte. Deixamos um alerta para todos os nossos usuários que só será permitido a entrada nos trêns com máscara. Não podemos relaxar nossos cuidados sanitários, então no interior do Metrô do Cariri, teremos de obedecer a todas as exigências sanitárias de acordo com decreto do Governo do Estado”, afirmou a gerente operacional e administrativa do Metrô do Cariri.

O retorno do VLT do Cariri foi autorizado pelo decreto estadual nº 33.737, publicado neste sábado (12/9).