Linhas de Metrô e VLT mantém operação durante isolamento social rígido

4 de março de 2021 - 18:09

O sistema metroferroviário seguirá funcionando durante o período de isolamento social rígido, que tem início nesta sexta-feira (5), com base no Decreto Estadual n° 33.965. A operação visa suprir a demanda de deslocamentos de trabalhadores das atividades essenciais como estabelecimentos de saúde, farmácias, supermercados, entre outros.

Está mantido, também, o esquema operacional especial que teve início na última quarta-feira (3), no qual as Linhas Sul, VLT Parangaba-Mucuripe e VLT de Sobral passaram a encerrar as atividades mais cedo, por volta das 22h. As tabelas com os horários exatos de cada viagem estão disponíveis no site do Metrofor e devem ser consultadas em caso de dúvida.

Cuidados preventivos

As medidas de proteção sanitária, que são realizadas nas linhas desde o início da pandemia, estão intensificadas. Todos os dias, antes do início de cada viagem, são feitas limpezas no chão e nas regiões tocadas pelos passageiros dentro dos trens, como cadeiras e barras de apoio. Além disso, após o encerramento das viagens com passageiros, é feita uma pulverização nas regiões internas de toda a frota do Metrô e dos VLTs.

Já os passageiros devem observar a obrigatoriedade do uso de máscara. A recomendação é que não retirem a máscara para comer ou beber dentro dos trens e estações. Para reforçar os cuidados com os passageiros, a empresa também instalou fornecedores de álcool em gel nas estações e trens, e orienta que os usuários devem limpar as mãos antes e após a ultilização do transporte público. Mensagens em áudio e cartazes nas estações foram instalados para reforçar as orientações.