Ramal Aeroporto do VLT reforça potencial turístico do Metrofor e amplia sistema metroviário.

19 de novembro de 2021 - 13:56

Texto: Pedro Alves Imagens: Projeto/Seinfra

A construção do Ramal Aeroporto do VLT reforçará o potencial turístico do Metrofor, ao criar possibilidade de acesso ao terminal aeroportuário por meio do transporte sobre trilhos. Diversos pontos de interesse turístico – localizados entre o litoral fortalezense e o Centro da capital – já podem ser acessados por meio do sistema metroviário, e a conexão direta com o Aeroporto ampliará a demanda turística.

Considerando os projetos de expansão da malha metroviária que estão em andamento, o incremento nos próximos anos será de 17% sobre os atuais 56,8 quilômetros de trilhos em Fortaleza e Região Metropolitana (RMF), o que resultará em 66 quilômetros de ferrovias operadas pelo Metrofor apenas na RMF. Além do Ramal Aeroporto, que terá 2,65 quilômetros de extensão e 3 estações, está em andamento a construção da Linha Leste, que terá outros 7,2 quilômetros e 5 estações, interligando o Centro ao Papicu – e abrirá novo acesso para regiões de intensas atividades econômicas. Os empreendimentos estão sendo tocados pela Secretaria da Infraestrutura do Ceará.

A linha VLT Parangaba-Mucuripe passa por trás da pista de decolagem do Aeroporto de Fortaleza, o que facilita a conexão direta com o equipamento. Por isso, no último dia 11 de novembro, o Governador Camilo Santana, o Prefeito de Fortaleza, José Sarto, o Secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes, e o Presidente do Metrofor, Igor Ponte, na presença de outras autoridades do Estado, assinaram a ordem de serviço de construção do Ramal Aeroporto, e a obra já está em andamento com a construção das estações e muros de arrimo.

Estação Iate

Aberta ao público desde 17 de setembro de 2020, a Estação Iate é um dos pontos estratégicos para o turismo no sistema metroviário. Localizada no bairro Mucuripe, a poucos metros da Avenida Beira Mar, a estação tem registrado intenso movimento de passageiros que a utilizam para chegar ao litoral. Nos fins de semana, o movimento é ainda maior. A estação fica próximo ao Mercado dos Peixes, e a população pode aproveitar toda a orla. Na região do Centro, a estação José de Alencar, da Linha Sul, permite acesso direto à praça e ao Teatro José de Alencar, e facilita o acesso ao Centro, cujo atrativo turístico é o pólo de compras e seus diversos equipamentos culturais, como teatros, galerias, praças e museus.