Jovens Aprendizes: a história de quem participa, ensina e aprende

27 de abril de 2022 - 16:58

Jovens trabalhadores estão presentes em diferentes setores de órgãos públicos e empresas privadas, contribuindo de forma significativa em vários campos profissionais. No Metrofor, eles são os Jovens Aprendizes, participantes do Programa Primeiro Passo, do Governo do Ceará – criado para garantir uma oportunidade de primeiro emprego aos jovens cearenses. Inteligentes, criativos e com desejo de evoluir, atuam em todos os setores administrativos, mostrando dedicação e desenvolvendo suas habilidades profissionais. No dia 24 de abril, eles têm sua data garantida no calendário, através do Dia Internacional do Jovem Trabalhador.

Funcionária da gerência de Recursos Humanos, Patrícia Martins Pereira, de 17 anos, diz que o trabalho no Metrofor está expandindo seus horizontes profissionais. “As minhas experiências estão me levando além do que eu imaginava, e sinto que isso está me moldando para um futuro promissor, pois com isso consigo enxergar o trabalho sob diversas perspectivas”, diz ela, que durante as manhãs no Metrofor organiza documentos relativos ao exercício de outros jovens aprendizes e participa da rotina do setor.

Enxergar possibilidades

Ir além das próprias expectativas é o que deseja Antônio Aureliano Machado de Almeida, de 21 anos, aluno do terceiro ano do ensino médio, e jovem aprendiz na Diretoria de Desenvolvimento e Tecnologia (DET). Ele diz que o trabalho no Metrofor o inspira a buscar novos conhecimentos e novas oportunidades para o futuro. Foi assim que ele se deparou com seu espírito empreendedor, que o levou a iniciar uma loja virtual nas redes sociais. É no vai e vem dos trens que ele entrega os produtos da sua lojinha virtual para seus clientes.

A curiosidade pela área de design – que ele desenvolve na condução da loja – também surgiu na empresa, e é nesse ramo que ele pretende seguir. Fazendo artes no próprio celular, ele já tem materiais dos quais se orgulha. Juntando o útil ao agradável, treina o design através da sua @lojinha085 e pretende crescer cada dia mais. “Eu vejo realmente que eu tenho talento para isso, só depende de mim”.

A psicóloga Talina Loss, que coordena os 18 jovens aprendizes no Metrofor, explica que um dos objetivos mais importantes do projeto é ensinar o profissionalismo aos cidadãos que estão entrando no mercado de trabalho. “Em todos os setores em que atuam, eles aprendem sobre postura profissional, sobre horários, sobre vestimentas, sobre como se portar e atender as pessoas”, explica ela, que destaca a importância dessas características para o futuro profissional.

Por tudo isso, a experiência como jovem aprendiz do Metrofor também é capaz de abrir portas fora das paredes do Metrô, e das empresas parceiras. Esse é o caso de Alexander Barbosa de Silva, de 18 anos, que no ano de 2021 atuou como jovem aprendiz no Metrofor. Logo após o término do contrato, ele encontrou uma colocação na iniciativa privada, e hoje diz que os conhecimentos adquiridos foram fundamentais. “Essa foi uma das experiências mais gratificantes que eu já tive”, conta.