Manutenções em ares-condicionados: veja como são feitas.

18 de outubro de 2022 - 13:46 #

Texto e foto: Pedro Alves / ascom@metrofor.ce.gov.br

Você sabia que cada trem elétrico que circula na Linha Sul possui cinco potentes equipamentos de ar-condicionado? A cada composição de 2 trens, são 10 equipamentos em operação. O conforto trazido por este sistema é um dos diferenciais nas viagens do Metrô de Fortaleza. Mas, por trás desse ar gelado que ameniza o calor, tem muito trabalho.

As manutenções programadas acontecem preventivamente a cada 1, 2, 4 e 8 meses. Se algum equipamento sofrer dano ou apresentar defeito antes desses prazos, é realizada uma manutenção corretiva imediatamente, para garantir o funcionamento.

#PorDentroDaOperaçãoMetrofor - Manutenções em ares-condicionados

À esquerda, profissional trabalha nas manutenções de ares-condicionados da Linha Sul. Á direita, imagem que mostra equipamento aberto, no teto dos trens elétricos. (Fotos: Pedro Alves/Metrofor)

A cada 30 dias, o Metrofor troca os filtros que limpam o ar, faz uma limpeza geral das peças, realiza um check-up nas tubulações, e promove testes de 30 minutos de funcionamento, no qual se coletam dados – e possíveis problemas são rastreados e sanados.

Em dois meses, repete-se os procedimentos, e acrescenta-se a limpeza das baterias evaporadoras – local onde circula o ar gelado. As baterias são esterilizadas com produtos especiais, garantindo ar de qualidade no interior dos vagões.

Em quatro meses, a manutenção é ainda mais profunda, e além de incluir todo o serviço das etapas anteriores, engloba também a limpeza das peças eletrônicas (placas e circuitos), garantindo funcionamento estável do equipamento.

Todo o trabalho é realizado no Centro de Manutenções Vila das Flores, em Pacatuba, e os técnicos trabalham na região do teto dos trens – onde ficam os ares condicionados. Devido à altura, eles trabalham “presos” por cordas fixadas ao teto do galpão, garantindo a segurança do serviço.

Finalizando as manutenções, em oito meses, um novo procedimento de limpeza e manutenção é realizado, dessa vez, com o equipamento removido do TUE, possibilitando eventuais reparos e limpezas em regiões ainda não contempladas.

 

#PorDentroDaOperação

Na série #PorDentroDaOperação o Metrofor traz ao público explicações técnicas que mostram um pouco dos bastidores dos diversos serviços que garantem o funcionamento regular dos trens, e também curiosidades e informações importantes do universo da operação. Este conteúdo também pode ser conferidos nas redes sociais do Metrofor