Câmeras de videomonitoramento do Metrofor ajudam a prender homem que danificou grades do VLT

30 de novembro de 2022 - 13:34


Um homem de 29 anos foi preso, esta semana, por suspeita de danificar grades de proteção do VLT Parangaba-Mucuripe. A ação foi acompanhada, em tempo real, pelas câmeras de segurança do Metrofor e, graças ao flagrante, foi possível acionar, imediatamente, a viatura policial mais próxima.

As linhas de Metrô e VLT são monitoradas por um total de 471 câmeras instaladas no decorrer dos trilhos. Os equipamentos registram imagens em alta resolução, com capacidade para filmar, também no período noturno, e as imagens são acompanhadas pela equipe de segurança operacional do Metrofor e por equipe especializada da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

No caso desta semana, foi possível registrar pelas câmeras o momento em que o suspeito força e quebra as grades de proteção do VLT, na altura do Mucuripe, causando dano ao patrimônio público, além de assumir risco de sofrer acidente.

As grades são importantes barreiras de proteção que separam a via férrea das ruas e avenidas, garantindo segurança da população, ao impedir a circulação de pessoas sobre os trilhos.

O suspeito foi autuado por dano ao patrimônio público. De acordo com Código Penal Brasileiro, no artigo 163, danificar patrimônio público é crime e pode resultar em pena de seis meses a três anos de reclusão, além de multa.

 

Veja as imagens da ação