Entregue, estação Expedicionários do VLT Parangaba-Mucuripe amplia integração no transporte público em Fortaleza e Região Metropolitana

29 de dezembro de 2022 - 12:16

O Governo do Ceará segue investindo para garantir inclusão por meio do transporte público. Na manhã desta quinta-feira (29), a governadora Izolda Cela entregou a 11ª estação do VLT Parangaba-Mucuripe, chamada Estação Expedicionários, em Fortaleza. A solenidade contou com as presenças do secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes; do diretor-presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Igor Ponte; e de outras autoridades.

A governadora Izolda Cela destacou que a ampliação do sistema metroviário torna a cidade mais democrática. “O transporte é um instrumento de inclusão para as pessoas, pois repercute no que é sensível, como o deslocamento para todas as necessidades da vida. Garantir conexões mais rápidas e seguras gera qualidade de vida. A integração também torna a cidade mais democrática, pois torna os espaços mais acessíveis a todos”.

Na oportunidade, a chefe do Executivo Estadual também homologou o resultado do concurso do Metrofor. O certame ofertou 148 vagas imediatas em diversas áreas, entre ensino médio, técnico e superior, contando ainda com 674 vagas para o cadastro de reserva. Foram inscritos 30.512 candidatos.

“Além da estação bonita, precisamos oportunizar serviço de qualidade, com pessoas que têm segurança para o aperfeiçoamento profissional”, complementou Izolda Cela.

Mais conexão

A nova estação está localizada na Avenida dos Expedicionários, no cruzamento com a Avenida Lauro Vieira Chaves, e fica entre as estações Montese e Vila União. O espaço dispõe de duas lojas, banheiros, bicicletário e uma praça no entorno, com bancos, parquinho para crianças, academia ao ar livre, estacionamento e parada de ônibus.

Uma estrutura que se integra ao VLT Parangaba-Mucuripe, que tem 13,2 km de extensão e passa por 22 bairros da Capital cearense. O ramal está conectado à Linha Sul do Metrô, na Parangaba, e ao terminal de ônibus do Papicu. Por mês, são transportadas em média 250 mil pessoas pelo modal. De uma ponta à outra, o percurso dura cerca de 38 minutos.

O titular da Seinfra falou sobre o impacto positivo para os passageiros que, a partir da Estação Expedicionários, poderão realizar integração com todo o sistema de transporte metroviário da Região Metropolitana de Fortaleza. “O investimento é pensando a médio e longo prazo para oferecer transporte rápido, seguro e confortável. Essa nova estação estimula o desenvolvimento e o turismo, pois integra diversos bairros de Fortaleza e cidades vizinhas. Mas é especial também porque é um bonito espaço de convivência para a comunidade”, reforçou.

Vizinhos da Expedicionários, o casal Maria Nair Freitas e Francisco Inácio, que sempre moraram no bairro, comemoram a entrega do que, para eles, representa mais conforto para o lazer. “O meu filho Cleison trabalhou na obra. Ficou muito bom para gente, principalmente para aproveitar a praia, porque agora pegamos o transporte na porta de casa. Nosso bairro também ganhou um novo lugar para o encontro das famílias. É uma alegria ver tudo isso”, disse Maria Nair.

Outra vantagem da Estação Expedicionários é que, por contar com duas plataformas, dará acesso ao novo Ramal Aeroporto, que segue em obras. Com o projeto concluído, fortalezenses e visitantes que quiserem ir para o Aeroporto de Fortaleza poderão desembarcar na estação, que será integrada à plataforma de embarque para o novo ramal, que dará acesso à Estação Aeroporto.

O Ramal Aeroporto terá 2,65 quilômetros de extensão, sendo 0,9 km em elevado, e irá oferecer aos passageiros uma opção de mobilidade mais segura, rápida, confortável e integrada aos outros modais. O novo ramal terá capacidade para transportar até 36 mil pessoas por dia

Igor Ponte, diretor-presidente do Metrofor, afirmou que o dia é histórico para a Companhia. “Essa obra consolida Fortaleza como uma das cidades do Brasil que tem conexão do transporte urbano com o Aeroporto. Além disso, também é marcante porque a governadora homologou o concurso do Metrofor, que incorporará novos profissionais para ampliar e aprimorar os serviços ofertados à população”.