Metrofor e Seinfra inauguram obras do Sistema Metroviário de Fortaleza e Região Metropolitana

30 de dezembro de 2022 - 16:25

Fotos: Romário Pinheiro

Metrofor e Secretaria da Infraestrutura inauguraram, na manhã desta sexta-feira (30/12), obras e sistemas fixos que aperfeiçoam a operação do Sistema Metroviário de Fortaleza e Região Metropolitana. Liderando a comitiva, o presidente do Metrofor, Igor Ponte, e o secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes – ao lado de diretores, gerentes e outros membros das equipes dos órgãos – iniciaram a série de entregas pelo Centro de Manutenção do VLT Parangaba-Mucuripe, no bairro Vila União.

Logo em seguida, a comitiva inaugurou a Estação Padre Cícero – que nos últimos meses recebeu melhorias – e o Sistema de Sinalização e Controle de Trens da Linha Sul, durante visita ao Centro de Controle Operacional.

Centro de Manutenções do VLT

O equipamento, que fica localizado ao lado da Estação Vila União, vai aprimorar o funcionamento dos trens do VLT, que agora terão em sua própria via férrea uma oficina completa, equipada com maquinário e profissionais especializados, para a realização das manutenções preventivas e corretivas.

“Ganha o VLT, ganham os quase 300 mil passageiros por mês dessa linha, e ganha a mobilidade urbana de Fortaleza. Por isso, só temos a agradecer o empenho da Seinfra na construção deste importante equipamento”, destacou o presidente do Metrofor, Igor Ponte.

O secretário Lucio Gomes lembrou que atualmente o trabalho de manutenções o VLT é feito na oficina da Linha Sul, em Pacatuba. “Com o início das atividades no Vila União, os VLTs não precisarão se deslocar até lá, o que vai possibilitar agilizar a operação dos tens disponíveis, reduzindo o headway, que é o intervalo entre um trem e outro. Além da economia de tempo, haverá também uma redução no desgaste dos equipamentos, que percorrerão por trilhos exclusivos da linha, minimizando possíveis danos”, comemora o Secretário.

O Centro de Manutenção foi construído em um terreno de 7.071,43m2 e contará com uma oficina de manutenção; guarita; posto de abastecimento, de lavagem, bloco de apoio; além de depósito de ar comprimido e casa de máquinas.Visando sustentabilidade e eficiência energética, o edifício conta com sistema de energia solar e utilizará máquina de lavar automatizada, capaz de reutilizar as águas das lavagens. A obra teve investimento da ordem de R$ 24 milhões.

Estação e Sistema na Linha Sul

Em seguida, a comitiva seguiu para a Estação Padre Cícero, uma das maiores de todo o sistema metroviário. A estação ganhou nesta sexta-feira sua placa de inauguração, marcando a entrega de benefícios que foram implantados já com a estação em funcionamento, como a implantação do conjunto de escadas rolantes e a usina de energia fotovoltaica em seu teto, composta por 294 placas solares. A energia gerada representa economia nos gastos com eletricidade fornecidos pela concessionária de energia do Estado. No total, a estação tem 2.094 m² de área, duas rampas de acesso, plataforma e mezanino.

A terceira e última parada foi no Centro de Controle Operacional do Metrofor, no Centro, ocasião na qual Lucio e Igor inauguraram o Sistema de Sinalização e Controle de Trens da Linha Sul. Através de tecnologias implantadas no decorrer dos 24 quilômetros de via – conectando os trilhos ao Centro de Controle Operacional – o Sistema realiza um eficiente e seguro controle de dados, como a velocidade dos trens nas retas e nas curvas, mudanças de via, monitoramento das distâncias entre as composições, licenciamento dos trens e localização dos vagões. O diretor-presidente do Metrofor, Igor Ponte, pontua que o sistema é fundamental para a mobilidade urbana da Região Metropolitana de Fortaleza.

“O Metrô é um equipamento que acompanha o crescimento da cidade e, por isso, ele está sempre em evolução. O Sistema de Sinalização é um peça chave desse crescimento pois com ele poderemos, em breve, aumentar a quantidade de composições na via férrea sem que a segurança operacional seja menor. É um avanço que abre os caminhos para que o Metrofor atenda à crescente demanda por transporte de qualidade, o que se alinha com os investimentos que estão acontecendo, também de olho no futuro, como na Linha Leste e no Ramal Aeroporto do VLT Parangaba-Mucuripe”, explica Igor Ponte.

Além de equipamentos nos trilhos, o Sistema de Sinalização é composto por diversos equipamentos de processamento de dados instalados também nas estações e no CCO. Segundo Chalita, são importados dos Estados Unidos, fabricados pela Alstom americana, e programados sob medida para os trilhos do Metrofor.