Metrofor participa da 1º Reunião de Líderes na ANPtrilhos em 2023

11 de abril de 2023 - 13:38

O Metrofor participou em Brasília da primeira Reunião de Líderes da ANPTrilhos de 2023, que debateu os desafios e as propostas de aprimoramento do setor metroferroviário nacional, com a presença de representantes do Ministério das Cidades e do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT).

O diretor-presidente do Metrofor, Plínio Saboya, informou que o encontro serviu para amadurecer as propostas que devem ser articuladas junto ao Governo Federal, visando a melhoria e a expansão do setor. “Foi um encontro positivo, no sentido de termos debatido estratégias para a superação dos desafios do setor de transporte sobre trilhos. A importância do setor para as cidades é indiscutível, e precisamos avançar na melhoria do serviço”, contou Saboya.

Além de Saboya e outros presidentes de operadoras no Brasil, o encontro – realizado no final de março – teve a participação dos Conselheiros na ANPTrilhos. Alguns desafios comuns foram discutidos entre os líderes, como o enfrentamento aos roubos a patrimônio nas vias férreas – como fios e grades – e redução de prejuízos trazidos pelo vandalismo. As perdas de receita causadas pela pandemia de Covid-19 também entraram em pauta.

No Metrofor, o primeiro ano de pandemia (2020) causou redução de 42% na quantidade de passageiros transportados. Tal perda começou a ser reparada nos anos de 2021 e 2022 – com duas evoluções consecutivas, ambas com índice de 28%.

Pelo lado do Ministério, estiveram presentes no 1º Encontro de Líderes da ANPTrilhos o Secretário Executivo, Hildo Rocha; o Secretário Nacional de Mobilidade, Denis Andia; e o Secretário Nacional Substituto, Marcos Daniel Souza dos Santos. Já a participação do SEST SENAT contou com a presença de Vinicius Ladeira, Diretor Adjunto, e Luciana Malamin, Gerente Executiva de Negócios e Serviços Coorporativos. Os presidentes das operadoras e conselheiros da ANPTrilhos que puderam estar presentes são:

• Joubert Flores, Presidente do Conselho da ANPTrilhos;
• Antonio Carlos Sanches, Vice-Presidente Executivo da ANPTrilhos e Presidente da SuperVia;
• Roberto Labarthe, Vice-Presidente Institucional da ANPTrilhos e executivo do Grupo CCR;
• Luiz Eduardo Argenton, Vice-Presidente de Planejamento da ANPTrilhos e Diretor da CPTM;
• Roberta Marchesi, Diretora Executiva da ANPTrilhos;
• Carlos Martins, Presidente da Companhia de Transporte da Bahia (CTB);
• Andre Costa, Presidente da CCR Metrô Bahia e do VLT Carioca;
• Francisco Pierrini, Presidente da ViaQuatro e ViaMobilidade;
• Pedro Moro, Presidente da CPTM;
• Pedro Bisch, Presidente da Trensub;
• Handerson Cabral Ribeiro, Presidente do Metrô-DF.
A reunião contou também com a presença da Gerente de Relações Governamentais e Institucionais da ANPTrilhos, Fernanda Adjuto.