Após 1 ano de integração do metrô com bicicletas, adesão ao serviço segue crescendo

22 de agosto de 2023 - 13:54

Pedro Alves - pedro.alves@metrofor.ce.gov.br

Cresce a cada mês a quantidade de embarques de bicicletas nas linhas Sul e Nordeste (VLT Parangaba-Mucuripe) do Metrofor. O serviço, que completa 12 meses de operação na Região Metropolitana de Fortaleza, soma 10.786 embarques integrados, de agosto de 2022 a julho de 2023. Quem usa, destaca o ganho na qualidade dos deslocamentos diários.

Guilherme Martins, Matheus da Silva e Caetano Júnior são ciclistas assíduos nas linhas do Metrofor. Guilherme, que é estudante, embarca com sua bicicleta no metrô desde o começo do serviço, em 2022. “Eu já vinha acompanhando a expectativa pela liberação, sempre perguntando, sempre buscando informações, e assim que liberou eu comecei a usar. Uso desde o dia 1”, diz ele.

Guilherme, Matheus e Caetano são ciclistas assíduos nas linhas do Metrofor

O aluno da Universidade Federal do Ceará (UFC) embarca no metrô com sua bicicleta de 4 a 5 vezes na semana, sempre para ir ao local de estudos, gastando no máximo 20 minutos nos deslocamentos. “Muitas pessoas me abordam para perguntar sobre o serviço e eu tô sempre respondendo e explicando as regras”, conta Guilherme.

Ele se refere ao regulamento do serviço, que está disponível para consulta no site e nas redes sociais do Metrofor. As regras, que regulam a integração do metrô e do VLT com as bicicletas, servem para garantir a segurança de todos. O documento deve ser consultado pelos ciclistas antes do embarque. Em caso de dúvidas, os agentes de estação estão aptos para fazer esclarecimentos, orientar e ajudar.

Matheus da Silva, que estuda na Universidade Estadual do Ceará (Uece), destaca o ganho de tempo e o conforto. “Sem precisar passar pela lotação dos ônibus, temos uma qualidade de vida melhor e mais confortável”. Caetano Júnior comemora a redução do esforço nas pedaladas diárias para o trabalho. “Eu sempre fui para o trabalho de bicicleta. Com o embarque no metrô, reduzi a quilometragem diária, então é menor suor, menos esforço”, conta.

Utilizando a bicicleta, o passageiro ou passageira do metrô e do VLT passa a contar com sua bike para chegar e partir das estações, eliminando os custos com outros tipos de transporte – como carros e motos por app e ônibus -, e reduzindo o tempo gasto nos deslocamentos.

O recorde de uso do serviço foi em julho de 2023, quando o total chegou a 1.800 integrações, considerando as bikes embarcadas nas duas linhas da RMF já liberadas para o serviço. O gráfico abaixo apresenta as estatísticas desde o início do funcionamento na Região Metropolitana de Fortaleza.

HISTÓRICO

No VLT de Sobral, na região norte do Estado, o transporte de bikes dentro dos trens é liberado desde fevereiro de 2020, sendo a primeira linha de transporte sobre trilhos integrada com o uso de bicicletas. Na Região Metropolitana de Fortaleza, o serviço começou a funcionar em 19 de agosto de 2022, com a liberação na Linha Sul – a maior em extensão e em número de estações. Em março de 2023, o serviço foi ampliado para operar também na Linha Nordeste (VLT Parangaba-Mucuripe).

SERVIÇO

Você pode embarcar com sua  bicicleta nas Linhas Sul e Nordeste (VLT Parangaba-Mucuripe) nos seguintes dias e horários: de 9h às 15h e de 20h ao encerramento, de segunda a sexta-feira; aos sábados, de 15h até o encerramento.
Não há cobrança de taxas para embarcar com a bicicleta, apenas a tarifa convencional que, no caso da Linha Sul, é de R$3,60 e na linha Nordeste é gratuita.