Construção da oitava passarela sobre a Linha Nordeste tem início nesta terça-feira

26 de setembro de 2023 - 15:03

Texto - Aline Braga | Imagens e Gráfico - Erivaldo Vieira

Mobilidade, segurança e qualidade de vida são algumas das melhorias que as mais de mil famílias da Comunidade Trilha do Senhor, localizada na região da Aldeota, terão com a implantação da oitava passarela do VLT Parangaba-Mucuripe. O secretário de Infraestrutura do Ceará, Antonio Nei de Sousa, assinou, na manhã desta terça-feira (26), a Ordem de Serviço que dará início às obras do equipamento. A estrutura será erguida sobre a Avenida Almirante Henrique Sabóia, conhecida como Via Expressa, na altura da Rua Vicente Linhares, na Aldeota.

O secretário Antonio Nei destacou a importância desse equipamento para a população. “Estamos felizes com o início dessa obra que vai garantir travessia segura aos que precisam cruzar sobre a linha férrea e a avenida. Essa passarela é uma grande conquista para os moradores da região, visto que é uma demanda antiga dessa população. Além disso, trará valorização para a comunidade, pois também será realizada a urbanização em todo o entorno da passarela, trazendo mais qualidade de vida e tranquilidade para os fortalezenses que vivem na localidade”, comemorou o secretário Antonio Nei.

Para o morador Rildson Santos, a notícia da implantação da passarela trouxe muita esperança e alegria aos moradores. “Ficamos muito felizes com a notícia de que a passarela será construída. O benefício será muito grande. É sobre a mobilidade, a travessia com segurança, e ainda a urbanização que a comunidade irá receber. A gente vai ter um espaço para área de lazer, que vai gerar emprego e renda, além de um local para realizarmos nossos eventos. Será muito bom para todos nós que vivemos nesse entorno,” celebrou Rildson.

Também participaram do evento os secretários executivos de Planejamento e Gestão Interna, Ronaldo Borges, e de Logística Intermodal e Obras, Liana Fujita; engenheiros e equipe técnica da secretaria; o presidente do Metrofor, Plínio Saboya; o secretário de Relações Comunitárias do Governo do Ceará, André Barbosa, e outras autoridades.

Sobre a passarela

Com extensão total de 300 metros de comprimento e altura em torno de oito metros, a passarela contará com dois acessos: um pela Rua Vicente Linhares, esquina com Rua Fonseca Lobo, e o outro pela Rua Vicente Linhares, esquina com Avenida Engenheiro Santana Júnior.

A passarela será erguida com estrutura de concreto e guarda corpo em chapas de alumínio, seguindo o padrão estabelecido pelo Governo do Ceará, além do corrimão em aço inox. Junto à obra da passarela, também, serão realizados serviços de urbanização nas áreas de acessos ao equipamento, como pavimentação intertravada, iluminação, bancos, academia social e playground. O investimento será da ordem de 4 milhões.

Outro benefício proveniente da obra será o desbloqueio da rua Vicente Linhares no trecho entre a Avenida Engenheiro Santana Júnior e a Via Expressa.

Saiba mais

Após a conclusão da obra, o percurso do VLT Parangaba-Mucuripe contará com oito passarelas de pedestres. Atualmente, já existem sete que garantem acesso seguro aos moradores no entorno da linha. São elas: passarela de acesso à Estação Mucuripe; outra de travessia da Avenida Alberto Sá; a de acesso à Estação Papicu; sobre o túnel longitudinal da Via Expressa, na rua Eduardo Garcia; a de acesso à Estação Pontes Vieira; de travessia da rua Paulo Firmeza, no São João do Tauape, e a de travessia sobre o Riacho Tauape.

Além de facilitar a mobilidade urbana em Fortaleza, o VLT, também, trouxe muitos benefícios para a população que vive nas regiões por onde a linha passa. Além das passarelas, os moradores vieram a contar com a urbanização dos entornos dos equipamentos, como novas praças, vias pavimentadas, iluminação e esgotamento sanitário em diversos pontos do percurso.