Novos ferroviários visitam museu da ferrovia e conectam passado e futuro da profissão
29 de abril de 2025 - 16:20
Ferroviários contratados por meio do último concurso público do Metrofor (foto: Romário Pinheiro)
Membros da mais nova turma de ferroviários contratados no Ceará participaram, nesta semana, de uma visita especial ao Museu Ferroviário Estação João Felipe, no Centro de Fortaleza. A iniciativa foi promovida pelo Metrofor, com apoio do museu, e marcou um encontro simbólico entre passado e futuro, conectando os recém-chegados à profissão a mais de 150 anos de história ferroviária. A ação é alusiva ao Dia do Ferroviário, celebrado em 30 de abril.
Durante a visita, os novos profissionais puderam conhecer de perto itens históricos, documentos, equipamentos e relatos que narram a trajetória das ferrovias no estado. “Para mim, esse encontro mostrou como foi importante tudo que aconteceu no passado para que a gente tenha a ferrovia que temos hoje, e como a evolução desse setor permitiu que tivéssemos um transporte efetivamente importante e utilizado pelo povo”, afirmou Francisca Laís, assistente de segurança operacional.
Francisca Laís atua na segurança operacional (foto: Pedro Alves)
Para alguns participantes, foi a primeira vez no equipamento público que preserva a memória da ferrovia no Ceará. Eliel Malta Lira, funcionário da Gerência de Estações, aprovou a experiência. “Achei interessantíssimo. Esse passeio pela história destacou a evolução tecnológica, a melhoria dos equipamentos de transporte e também a transformação das formas de trabalho no setor”, comentou.
O Metrofor conta atualmente com 325 profissionais ferroviários, que atuam em funções como condução e manobra de trens, controle de tráfego, operação de aparelhos de mudança de via, administração, segurança operacional e gerenciamento de estações. As turmas mais recentes foram contratadas em 2023 e 2024. No último ano, a categoria foi responsável pela realização segura e eficiente de mais de 16 milhões de embarques, nas linhas Sul, Nordeste, Oeste, VLT do Cariri e VLT de Sobral.
Peças históricas ajudam a contar a história da ferrovia (foto: Romário Pinheiro)
O diretor-presidente do Metrofor, Plínio Saboya Neto, destaca que conhecer a história ferroviária é uma forma de valorizar a profissão, reforçando a consciência histórica e promovendo a cultura. “Neste Dia do Ferroviário, não podemos deixar de reconhecer e valorizar uma categoria que contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento da nossa história e economia, e que hoje continua sendo essencial para o funcionamento de diversos setores sociais, dada a importância do transporte sobre trilhos nas grandes e médias cidades do Ceará”, afirmou o gestor.
Inaugurado em 17 de novembro de 2023, o Museu Ferroviário Estação João Felipe é um espaço cultural dedicado à preservação e divulgação da história das ferrovias no Ceará. Localizado no Complexo Cultural Estação das Artes, o museu integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte. Seu acervo apresenta peças, fotografias, documentos e equipamentos que revelam o papel estratégico da ferrovia no desenvolvimento econômico, urbano e social do estado.
Confira mais imagens:
(fotos: Romário Pinheiro)