Metrofor participa de encontro do PReVio, sobre prevenção à violência
9 de setembro de 2025 - 14:22
Texto: Pedro Alves | Fotos: Romário Pinheiro
O auditório do Metrofor recebeu, nesta segunda-feira (8/9), o Encontro de Intersetorialização da Política Estadual de Prevenção à Violência, promovido pelo Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio). O evento reuniu representantes de diferentes órgãos do Governo do Ceará, incluindo a Secretaria da Cultura (Secult) e a Secretaria do Trabalho, e contou com a participação de diretores, gerentes e assessores do Metrofor.
A abertura foi realizada pelo diretor-presidente Plínio Saboya Neto, que destacou a importância do diálogo intersetorial para fortalecer políticas públicas de proteção social. “O Metrofor entende que transporte público é mais do que mobilidade: é também cidadania, inclusão e convivência segura. Este espaço nos convida a pensar juntos em soluções para reduzir a violência e construir uma política de Estado sólida para o Ceará. Por isso, reafirmamos nosso compromisso em somar esforços nessa agenda coletiva”, afirmou.
Durante o encontro, a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, ressaltou a importância do debate coletivo, e enalteceu o trabalho do PReVio. “A violência é o maior drama do Brasil, pois leva ao adoecimento de territórios e interrompe a vida de pessoas jovens que teriam anos de vida pela frente. Fico feliz em ver o PReVio crescendo e se fortalecendo, construindo novos caminhos para a prevenção da violência”, destacou.
Coordenador do PreVio, Avilton Júnior, apresentou uma ferramenta digital que permite aos órgãos do Estado cadastrar projetos de prevenção à violência de forma online. O sistema possibilita o envio das propostas em passos simples, com a inclusão de documentos e demais informações sobre cada iniciativa, garantindo maior agilidade e a integração no processo de formulação das políticas públicas.
Sobre o PReVio
O Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio), uma expansão do Pacto por um Ceará Pacífico, tem a finalidade de pensar sobre ações de segurança social, na perspectiva de criação de políticas sociais, com o objetivo de reduzir vulnerabilidades e prevenir situações de violência contra grupos minorizados como mulheres, pessoas LGBTQIA+, crianças, adolescentes, jovens e gestantes, além de egressos do sistema socioeducativos.
O encontro realizado no Metrofor representou um momento estratégico de troca e aprendizado, conectando diferentes setores da gestão pública em busca de soluções integradas para a construção de um Ceará mais seguro, justo e inclusivo.