Subsídio estadual no transporte sobre trilhos combate injustiça social, conclui estudo
24 de setembro de 2025 - 13:10
Pedro Alves - pedro.alves@metrofor.ce.gov.br
Artigo científico apresentado na 31ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em São Paulo, demonstrou a importância do subsídio do Governo do Ceará no transporte sobre trilhos como política social. Segundo a análise, os passageiros mais vulneráveis economicamente percorrem as maiores distâncias e, por isso, são os principais beneficiados pelo subsídio, que cobre cerca de 75% dos custos de transporte sobre trilhos dessa parcela da população. O evento foi promovido entre os dias 16 e 19 de setembro, pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (Aeamesp).
Desde 2021, o Governo do Ceará concede subsídio tarifário aos usuários do serviço de transporte sobre trilhos operado pelo METROFOR, para manter a tarifa acessível. Em 2022, o subsídio cobriu 87% do custo operacional, tendo como valor médio um custo de R$ 10 por embarque. Já a tarifa paga pelo passageiro na Linha Sul é de R$ 3,60, sem reajuste desde 2019.
O estudo teve como recorte a Linha Sul do METROFOR, considerada a principal via de deslocamento entre regiões periféricas — sul e oeste de Fortaleza — e as regiões centrais, onde se concentram as oportunidades de trabalho. Por dia, são realizados 33 mil deslocamentos, segundo dados mais recentes. A distância média percorrida pelas pessoas mais vulneráveis é de 12,9 km.
Sem o subsídio, essas populações poderiam comprometer até 30% de seu orçamento familiar apenas com transporte, segundo a pesquisa. Ainda segundo o artigo, 31% dos usuários da Linha Sul possuem renda domiciliar de apenas um salário mínimo. O artigo destaca a importância dessa medida como forma de combater a injustiça urbana, que historicamente empurrou as famílias mais pobres para os bairros mais distantes dos centros de desenvolvimento econômico.
O trabalho foi desenvolvido pelo arquiteto, urbanista e professor Edilson Aragão (Diretor de Desenvolvimento e Tecnologia do METROFOR) e pelo doutor em Engenharia de Transportes Francelino Sousa (Gerente de Transportes e Integração do METROFOR).
Na ocasião, os pesquisadores também apontaram a necessidade de políticas de planejamento urbano integrado que promovam a descentralização das oportunidades, a fim de reduzir a dependência de deslocamentos longos e onerosos. A integração intermodal também foi destacada como crucial para a racionalização dos custos.
Fotos: 1) Romário Pinheiro; 2) Divulgação