Deputado distrital vem ao Ceará e visita metrô de Fortaleza
26 de setembro de 2025 - 14:44
Ascom Metrofor
O Metrofor recebeu, nesta quinta (25), a visita do deputado distrital do Distrito Federal, Max Maciel (Psol), que também é presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CMTU-DF). O parlamentar veio ao Ceará com o objetivo de conhecer de perto o sistema metroferroviário do Estado e avaliar práticas que possam inspirar melhorias no Metrô do Distrito Federal, por meio de projetos de lei e outras iniciativas parlamentares.
O deputado conheceu a Linha Sul e o Centro de Controle Operacional (CCO). Max Maciel foi recebido pelo diretor-presidente do Metrofor, Plínio Saboya, e pela diretora de Desenvolvimento Estratégico, Ticiana Vieira. A equipe apresentou ao deputado as informações técnicas do sistema metroferroviário, incluindo detalhes sobre material rodante, extensão das linhas e projetos de expansão.
O parlamentar destacou a importância da troca de experiências entre os sistemas de metrô do país. “A ideia é fortalecer o modal sobre trilhos, aprendendo muito, trocando experiências, conhecendo também os desafios, que são comuns, e que juntos podem ser superados”, afirmou em suas redes sociais.
Para o Diretor-Presidente do Metrofor, além de ressaltar os diferenciais da companhia, o momento é de troca de experiências e conhecimento para ambos. “É gratificante para nós sermos reconhecidos como um dos exemplos de transporte sob trilhos no Brasil e ver parlamentares engajados na causa da mobilidade, buscando promover mudanças que beneficiam a população é inspirador. Estaremos sempre à disposição para auxiliar no que for preciso”, enfatizou Plínio Saboya.
A iniciativa da visita partiu do próprio deputado, que buscou o Metrofor como referência em transporte metroferroviário. Após conhecer a operação do sistema cearense, Max Maciel ressaltou estar impressionado com a estrutura e a gestão do Metrofor. Com 84,3 quilômetros de extensão e 62 estações, a rede de transporte sobre trilhos do Ceará é, atualmente, a maior do Nordeste e realiza mais de 57 mil embarques diariamente.
Foto: Lívia Maia/Metrofor