Projeto social do Metrofor

16 de junho de 2009 - 11:43

Beneficia 160 jovens



Aulas gratuitas de jiu-jitsu, balé clássico e moderno, filosofia e futebol society beneficiam cerca de 160 jovens de 7 a 14 anos que moram às margens da ferrovia. O trabalho social é desenvolvido pelo Metrofor desde 2007 e tem como objetivo contribuir para a qualidade de vida dessa população. As aulas fazem parte do projeto social Lutando pela Vida e são realizadas duas vezes por semana na sede do Metrofor.

A coordenadora do projeto, Francisca Maria Maia, explica que nas aulas as crianças são estimuladas a cuidar do corpo, da relação familiar e da relação com a comunidade. Ela acrescenta que muitos alunos de jiu-jitsu já participaram de competições desportivas e pensam em exercer o esporte como profissão. O grupo de bailarinas formado pelo projeto também foi convidado para apresentações fora do Metrofor.

Dentro do projeto, as mães também participam de palestras na sede do Metrofor sobre educação, convívio familiar e em comunidade. Ao atender a comunidade do seu entorno, a preocupação do Metrofor também é fazer com que essas famílias aprendam a importância do transporte ferroviário para suas vidas e a cidade. A iniciativa já repercutiu na redução dos casos de apedrejamentos e de depredação de trens.