Ritmo da obra do Metrô de Fortaleza será intensificado

14 de agosto de 2009 - 14:43

Após 43 dias de paralisação a obra foi retomada nesta quinta-feira (13).



Após 43 dias de paralisação, a obra de construção do Metrô de Fortaleza foi retomada nesta quinta-feira (13). No primeiro dia de trabalho, cerca de 60% dos 720 operários da obra voltaram aos postos de trabalho. Na manhã desta quinta-feira (13), o secretário da Infraestrutura Adail Fontenele esteve no canteiro de obras da futura Estação de São Benedito, no Centro, para acompanhar a operação de retorno do consórcio construtor. O diretor de gestão empresarial da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrô de Fortaleza), Edilson Aragão; o diretor de implantação, Diogo Cruz; o diretor de operação e manutenção, Plínio Saboya; e o gerente geral do consórcio Queiroz Galvão/Camargo Corrêa, Aglaeudo Leite, acompanharam a visita.

A partir de agora, o ritmo da obra do Metrô de Fortaleza deve ser intensificado. O secretário Adail Fontenele disse que o consórcio construtor Queiroz Galvão/Camargo Corrêa assegurou que irá contratar mais funcionários para entregar a obra até dezembro de 2010, prazo previsto pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para a sua conclusão. Cerca de dois mil operários devem estar empregados na construção. Há a compreensão por parte do consórcio em tentar recuperar esses 43 dias para que esse atraso não se reflita na entrega da obra, diz Fontenele.

O secretário acrescentou que o Estado já está dando prosseguimento a outras etapas da obra do metrô que devem repercutir no cumprimento do prazo: a conclusão do rebaixamento da Estação da Parangaba vai permitir a finalização do trecho em elevado e a construção da estação do metrô do bairro; a licitação do viaduto da avenida Padre Cícero está em fase de conclusão; o reforço estrutural do Lord Hotel deve começar em meados de setembro.

Já a construção das estações da Lagoinha e de João Felipe depende da transferência dos permissionários do Beco da Poeira pela Prefeitura de Fortaleza. Assim que houver essa transferência, devemos instalar um canteiro de obras, em meados de setembro, para construir a Estação da Lagoinha, a mais importante do metrô, diz Fontenele. Em setembro de 2010, o Estado também deve receber dois dos 20 Trens Unidade Elétrica (TUEs) que estão sendo comprados de uma empresa italiana. Em outubro ou novembro, eles começam a ser testados no metrô, prevê o secretário.

Adail Fontenele explicou que um termo extrajudicial entre Estado e consórcio construtor viabilizou a retomada das obras do Metrô. O consórcio se comprometeu a reiniciar a obra enquanto aguarda que o Tribunal de Contas da União (TCU) julgue o processo que apura se houve sobrepreço na avaliação da obra do Metrô de Fortaleza. Por determinação do TCU, desde fevereiro deste ano,  estão sendo retidos 71,25% dos recursos destinados às empresas Queiroz Galvão e Camargo Corrêa.

Assessoria de Imprensa do Metrô de Fortaleza:
Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br – 3101. 7183 /8868. 1817)