Licitação do Metrô de Sobral tem participação de uma empresa

10 de setembro de 2009 - 12:30

A empresa MWH Brasil Engenharia e Projetos apresentou os documentos de habilitação.



A Central de Licitações do Governo do Estado recebeu na última terça-feira, 8 de setembro, os documentos de habilitação da empresa que participou da concorrência pública para o projeto e supervisão da obra do Metrô de Sobral. O valor de referência do edital é R$ 1,2 milhão. A empresa MWH Brasil Engenharia e Projetos foi a única a apresentar a proposta.

Os documentos foram encaminhados à Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor para que sejam analisados. Após a fase de habilitação, será feita a análise técnica em que será avaliado se a empresa possui um acervo de execução de serviços semelhantes ao que é objeto da licitação. A terceira etapa da licitação é a abertura da proposta comercial.

Segundo a presidente da Comissão, Betânia Saboya, a conclusão do processo licitatório do projeto e supervisão do Metrô de Sobral deve levar cerca de dois meses ou até menos. “Como apenas uma única empresa está participando do certame, esse processo deve ser bem ágil”, esclareceu.

O Metrô de Sobral vai operar duas linhas num percurso de 11 quilômetros, atendendo a população de bairros populosos como o Centro. A previsão é que ele comece a rodar em dezembro de 2010. Todo o empreendimento, inclusive o material rodante, terá um investimento na ordem de R$ 54 milhões.

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor já licitou a aquisição dos trens que vão operar no Metrô de Sobral. Serão cinco veículos leves sobre trilhos (VLTs) compostos por dois carros, cada. A unidade do trem terá um custo de R$ 4 milhões. Futuramente, após a conclusão do projeto executivo, o Estado irá licitar o serviço de obras civis de edificação e via permanente do metrô. Atualmente, o edital dessa licitação está em análise pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

O Metrô de Sobral terá duas linhas principais: a Linha Sul, com extensão de sete quilômetros, vai ser de utilização mista, pois vai aproveitar a linha de cargas que já existe. A Linha Sul deverá ligar os bairros Sinhá Sabóia e Cohab II (no sudeste da cidade) ao bairro Sumaré (no sudoeste da cidade), passando pela periferia do Centro e por outros bairros populosos. Serão ao todo sete estações.

A segunda, Linha Norte, terá extensão de quatro quilômetros e vai atender o lado norte do município, que possui o bairro mais populoso de Sobral, Dr. José Euclides, e grandes pólos geradores de viagens, como a Grendene e o Centro de Convenções. Desta forma, a Linha Norte deverá ligar o extremo nordeste ao extremo noroeste de Sobral por meio de quatro estações.

 

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