Comissão de deputados visita obra do Metrô de Fortaleza

16 de setembro de 2009 - 09:13

A visita dos parlamentares terá início no canteiro de obras na avenida José Bastos.



Deputados estaduais que integram a Comissão Especial de Monitoramento das Obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) no Ceará visitam nesta quarta-feira, 16, as obras do Metrô de Fortaleza. O empreendimento foi o escolhido para ser o primeiro visitado pela comissão, recentemente criada na Assembléia Legislativa do Ceará, que tem como objetivo acompanhar a execução dos projetos.

A inspeção dos parlamentares será realizada, às 15 horas, pelo canteiro de obras, localizado na rua Theles de Souza, nas proximidades do Incra, na avenida José Bastos, no bairro Couto Fernandes. Toda a diretoria da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos estará à disposição para apresentar aos deputados os detalhes do projeto do Metrô de Fortaleza.

  O deputado Edson Silva (DEM) preside a Comissão Especial. Os parlamentares Augustinho Moreira (PV) e Welington Landim (PSB) ocupam as vagas de vice-presidente e relator, respectivamente. Além deles, integram o grupo os petistas Nelson Martins (líder do Governo na Casa), Rachel Marques e Dedé Teixeira; os peemedebistas Guaracy Aguiar e Manoel Castro; Lula Morais (PCdoB) e Stanley Leão (PSDC).

O Metrô de Fortaleza será um dos mais modernos do País e do mundo. O sistema implantado oferecerá a seu usuário segurança, eficiência e conforto. O projeto começou em 1999, mas, ao longo dos anos, passou por diversos contingenciamentos e cortes orçamentários que prejudicaram o andamento das obras.

Em 2007, o contexto mudou. O Metrô de Fortaleza foi incluído entre os projetos prioritários de investimentos em infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, o que assegurou os recursos necessários para a conclusão da primeira fase, a Linha Sul. Essa etapa contempla 24 km em via dupla, sendo 18 km em trecho de superfície, 3,8 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. Atualmente, 54% da obra estão concluídos.